Pequenos negócios pet no Paraná crescem 59% em 5 anos


Os pequenos negócios pet no Paraná registraram um crescimento de 59% entre 2019 e 2024. O levantamento do Sebrae-PR, com base em dados da Receita Federal, revela que, atualmente, o estado abriga 16.429 empresas ativas no segmento.
Há cinco anos, o Paraná contava com pouco mais de 10,3 mil empreendimentos dedicados à atividade pet. Esse avanço reflete a robustez do mercado pet brasileiro, que hoje é o terceiro maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Avanço dos pequenos negócios pet no Paraná – 2019-2024
(em mil empreendimentos)

Fonte: Sebrae-PR e Receita Federal
Dono das distribuidoras Nikko e Renove, ambas em Curitiba (PR), Fabio Assahi enxerga o mercado pet bastante desafiador, mas com muitas oportunidades. “Nosso maior desafio ainda reside na elevada carga tributária em torno de 50%, o que acaba dificultando toda a cadeia. Também é necessário qualificar constantemente a mão de obra para assegurar um atendimento técnico e mais personalizado”, avalia o empresário.
Entre as empresas ativas, as microempresas (ME) lideram, somando 8.057; seguidas pelos microempreendedores individuais (MEI), com 7.554. As empresas de pequeno porte (EPP) representam 570 negócios, enquanto as médias e grandes empresas (MGE) somam 242.
A pesquisa envolve cinco principais atividades. São elas o comércio varejista de medicamentos veterinários, venda de animais vivos, comércio de artigos e alimentos para pets, serviços veterinários, alojamento e higiene de animais domésticos.
Pequenos negócios pet movimentam setor
Ainda de acordo com o Sebrae, somente de janeiro a setembro de 2024, 779 novos empreendimentos foram abertos no estado. Durante a pandemia, o setor mostrou resiliência. Em 2019, foram 1.302 novos negócios abertos. No auge da crise sanitária, em 2020, o número saltou para 1.664. O ano seguinte registrou 1.998 novos empreendimentos. Mesmo com uma leve retração em 2022, com 1.617 registros, o ritmo permaneceu forte em 2023 – 1.117 novos negócios.
Curitiba é a cidade com maior número de negócios no segmento, com 3.776 estabelecimentos, seguida por Londrina (938) e Maringá (754).
Cidades do Paraná com maior número de empreendimentos pet

Fonte: Sebrae-PR e Receita Federal
Polo da indústria de rações
A ascensão do varejo pet no Paraná está diretamente relacionada à consolidação do estado como o principal polo da indústria de rações para cães e gatos no Brasil. Nos últimos cinco anos, mais de dez fabricantes de pet food fixaram-se no estado, que agora movimenta cerca de 300 mil toneladas de ração por ano – aproximadamente 7% da produção nacional, segundo dados da Abinpet.
Indústria de pet food com mais de 30 anos de trajetória e com sede em Araporangas (PR), a Brazilian Pet Foods possui um portfólio que vai de alimentos premium a opções super premium. A empresa oferece mais de 500 produtos e continua a desenvolver novas soluções. Da planta de 38.500 m² no Paraná, a indústria de pet food produz em torno de 15 mil toneladas por mês. Para respaldar sua capilaridade nacional, a empresa mantém oito centros de distribuição para atender todas as regiões do país.