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Grupo Petz reformula serviços para atender a Geração P

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Geração P
Foto: Canva

Uma nova leva de tutores de animais de estimação, denominada Geração P, não é definida pela idade, região ou classe social, mas sim pela conexão especial com seus pets. Para eles, os bichinhos são frequentemente considerados membros da família e incluídos em eventos familiares e desfrutam de um lugar especial nas casas.

Atenta às necessidades desse público, a Petz está se reposicionando no mercado, a fim de se conectar ainda mais com essa nova geração de “pais de pets”.

A empresa, em parceria com o instituto IMO Insights, realizou uma pesquisa para ver como a paixão pelos pets acontece na prática.

 Perfil da Geração P

 Homens e mulheres, de Norte a Sul do País, de diferentes faixas etárias, classes sociais e escolaridade participaram da pesquisa. Os resultados mostram que a Geração P está disposta a investir tempo, dinheiro e esforço em proporcionar uma vida saudável e feliz para seus animais de estimação.

É interessante observar como a expectativa de trazer um pet para casa tem várias dimensões, incluindo a busca por companhia, bem como o compromisso de oferecer uma vida melhor para o animal. O bem-estar animal é, inclusive, a causa de maior interesse entre a maioria dos entrevistados.

Essa dualidade na motivação dos tutores reflete o entendimento crescente de que a relação entre humanos e animais de estimação é uma via de mão dupla, onde ambos os lados se beneficiam.

Adotar x comprar

Entre comprar ou adotar um animal, a adoção lidera a pesquisa. A maioria dos entrevistados revelaram ter em casa pelo menos um pet adotado. Uma curiosidade: durante a pandemia, o número de pets nos lares brasileiros aumentou significativamente. Entre os entrevistados, 41% revelaram que compraram ou adotaram um pet nessa época.

Cuidados com os pets

Quando o assunto é cuidado, grande parte dos tutores se consideram experientes ou muito experientes nos cuidados com pets. O instinto materno das mulheres se destaca nesse quesito. Elas se declaram mais experientes do que os homens.

Parte dos tutores colocam seus pets entre as cinco coisas mais importantes das suas vidas. São os que concordam 100% com frases que expressam o carinho e a proximidade dos pets em seu dia a dia. A maioria desse perfil é o público feminino, morador da capital, tem renda acima de R$ 5 mil e é o único responsável pelos cuidados com o pet.

Afeto

 Quando o tema é afeto, brincar e conversar lideram a pesquisa. Verificou-se ainda que os meios comuns de trocar carinho com os pets podem variar entre diferentes grupos demográficos:

  • 80% das pessoas acimas de 55 anos demonstram afeto conversando com seus pets;
  • 61% das mulheres costumam mudar a voz durante a interação;
  • 51% das mulheres gostam de beijar seus animais de estimação;
  • 37% das pessoas entre 45 a 54 anos têm perfil do pet nas redes sociais;
  • A Classe A (43%) é campeã em fazer festa de aniversário para o animal;
  • 24% dos entrevistados entre 25 e 34 anos já fizeram tatuagem em homenagem ao pet.

Lugar de pet é na casa toda

Entre os entrevistados, a maioria considera o pet como um membro da família e uma boa parte se diz pai e mãe dos seus animais de estimação, isso é mais forte entre o público da Classe A, mulheres entre 25 a 34 anos e moradoras de capitais.

Dessa forma, a liberdade dos pets dentro de casa é um hábito crescente (já mais desenvolvido em capitais e classes mais altas): 50% criam seu pet solto e 45% deixam subir na cama, quando quiser.

Manutenção da saúde mental 

O estudo mostrou a força dos pets como elemento relevante na busca pelo equilíbrio e saúde mental para os tutores atuais.

Nesse contexto, boa parte dos tutores, entre 25 a 34 anos, confiam nos animais como apoio no combate à ansiedade e depressão, enquanto a maioria dos entrevistados acima de 55 anos se acalmam e se sentem menos solitários com a companhia deles.

Serviços e consumos

Os tutores da Geração P mais engajados e próximos a seus pets não medem esforços ao desembolsar visando o bem-estar dos animais, abrindo espaço para uma gama de produtos e serviços que materializam o cuidado e a humanização.

Banho, consultas veterinárias e tosa, nessa ordem, são os serviços mais contratados e considerados os mais importantes entre os tutores. A classe A se destaca com o maior uso de tecnologia, como aplicativos de entregas de produtos, canais de vídeos feitos para animais e microchip rastreador.

Entre os entrevistados, a maioria não hesita em gastar com seus pets. A porcentagem é ainda maior na capital. O gasto médio mensal com cuidados para pets é de R$ 300. Entre a classe A o valor é de R$ 597.

Todos esses dados refletem como a diversidade de atitudes e comportamentos dentro da Geração P é significativa. A relação entre tutores e seus animais de estimação é moldada por uma variedade de fatores, incluindo valores pessoais, experiências de vida e recursos disponíveis.

Ecossistema animal

A Petz está se reestruturando para oferecer ainda mais produtos e serviços que ajudem a fortalecer essa conexão entre humanos e animais de estimação. A empresa vem investindo em um ecossistema completo de soluções. Atuando em 3 pilares diferentes desde 2007, sendo “adoção, doação e formação”, o Programa Adote Petz ultrapassou a marca de 70 mil animais adotados.

Com o objetivo de diminuir o índice de pets abandonados e fazer a diferença na vida de cães e gatos que vivem em abrigos, é o maior programa de incentivo à adoção responsável em parceria com ONGs e protetores independentes voltados à causa animal que temos no país.

 Recentemente, a Petz transformou seu aplicativo em uma plataforma 360, integrando a venda de produtos a serviços e soluções. Para agendar uma consulta, por exemplo, não é mais preciso baixar o app de Seres (Centro Veterinário com uma rede completa de clínicas, consultórios, hospitais 24hs além de um centro de diagnóstico). Agora, tanto consultas quanto serviços de banho e tosa estão todos no mesmo lugar.

O programa de fidelidade também está mais integrado à jornada do cliente, e o site traz ainda conteúdos informativos que figuram entre os mais buscados e acessados no Google. Além disso, a Petz também tem apostado em marcas exclusivas, para atender a esse novo tutor, que também quer peças de design e produtos diferenciados para seus amores de quatro patas.

A companhia adquiriu, entre 2021 e 2022, quatro marcas de destaque em seus nichos: a Zee.Dog, que oferece brinquedos e acessórios com design exclusivo, além de alimentação natural de qualidade; a Petix, líder no mercado de tapetes higiênicos; o Cansei de Ser Gato, curadoria digital de produtos para felinos; e o Cão Cidadão, especialista em comportamento animal que funciona como uma franquia de adestradores.  Essas marcas próprias representam 8% do faturamento da Petz e a expectativa é que esse número dobre nos próximos cinco anos.

Com informações do Blog Petz e do UOL

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