Gato pode tomar banho?


Os gatos são conhecidos por serem extremamente limpos, dedicando boa parte do dia se limpando com lambidas. Mas será que essa limpeza por conta própria é suficiente? Gato pode tomar banho? Essas são algumas das dúvidas mais frequentes entre os tutores de bichanos.
Afinal, gato pode tomar banho?
Os gatos podem tomar banho, mas não é necessário fazê-lo com frequência, especialmente para aqueles que vivem exclusivamente em ambientes internos. O banho pode ser uma experiência estressante e desconfortável para muitos felinos.
Os gatos são especialistas na autolimpeza, um comportamento natural que realizam com maestria. Portanto, se o seu gatinho não aprecia banhos, é recomendável escovar seu pelo diariamente. Isso ajuda a manter a higiene e previne a ingestão excessiva de pelos.
Como ocorre a autolimpeza dos felinos?
Os gatos possuem uma língua áspera, equipada com pequenos “espinhos” chamados papilas, que se voltam para trás e funcionam como um pente.
Quando os felinos se lambem, essa estrutura ajuda a remover pelos mortos e possíveis parasitas de sua pelagem, realizando o famoso banho de gato.
É importante saber ainda que o excesso de banhos em gatos pode remover o odor natural do animal, que desempenha um papel importante na comunicação entre eles. Além disso, o bichinho pode se sentir desconfortável quando não consegue identificar seu próprio cheiro.
O que fazer para o gato não se estressar no banho
A chave está na gradual adaptação do felino à água. Ou seja, tentar forçá-lo não trará resultados positivos.
Para acostumar seu pet com a água, experimente colocar um pouco de água em uma bacia e deixe-o brincar dentro. Observe a reação dele e repita essa experiência gradualmente para que ele se familiarize com a água.
Cuidados na hora do banho
Para quem convive com felinos, é comum lidar com alguns arranhões no dia a dia. Por isso, é recomendável aparar as unhas do gato com antecedência, cerca de dois dias antes do banho.
Além disso, prefira dar banho no animal nos dias mais quentes, garantindo que a pelagem seque completamente.
Checklist para dar banho em gatos
- Use uma bacia grande ou banheira para facilitar o manuseio, mas evite colocar muita água.
- Feche a porta do banheiro para evitar que o gato escape; certifique-se de que o vaso sanitário esteja fechado, pois o gato pode pular e cair dentro.
- Tenha xampu específico, toalhas e escova para facilitar o processo e evitar surpresas ao perceber que algo está faltando e precisar sair para buscar.
- Use a ducha em vez do chuveiro para evitar assustar o gato com o jato de água.