Empresa pet reforça domínio no setor de assinaturas
Petiko mantém duas unidades industriais próprias e aposta em ampliação de assinaturas e fortalecimento da marca com lojistas


A startup pet Petiko vem consolidando um modelo de negócios centrado na produção verticalizada e no relacionamento com os tutores. Com sede em São Carlos (SP), a empresa inaugurou, no final de 2023, duas unidades industriais próprias com a meta de lançar 20 novos produtos por mês e firmar a posição do BOX.Petiko como o maior clube de assinaturas pet do Brasil.
Os fundadores Luciano Miranda, Rodrigo Furtado e Cleiton Silva conheceram-se durante a graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Movidos pelo desejo de empreender, criaram, em 2014, um blog com quizzes, listas e artigos técnicos, que ganhou espaço no setor na época.
A partir dessa vivência, o trio entendeu as reais necessidades dos tutores, que buscavam produtos que não eram acessíveis ou sequer existiam no país. “O setor passava por uma transformação nos hábitos de consumo, que a indústria ainda não enxergava”, relembra Miranda. “Os mercados norte-americano e europeu, por exemplo, tinham produtos de enriquecimento ambiental e alimentar, com uma pegada mais natural, enquanto nossos fabricantes ainda estavam focados na ração”, completa. Assim, a primeira ideia evoluiu para o clube de assinaturas.
Em um primeiro momento, a Petiko atuou como uma curadoria de itens que atendiam às necessidades do consumidor. O projeto caminhava até que os fundadores perceberam que o ritmo em que estavam crescendo não era o mesmo que a indústria nacional conseguia acompanhar.
Foi então que deram o primeiro passo na verticalização da operação, assumindo marcas próprias e encontrando parceiros dispostos a embarcar no projeto. Além disso, inauguraram duas unidades fabris – a Innova Petiko, voltada à produção de itens em plástico e borracha, e a Paws & Plush, especializada em pelúcias e acessórios têxteis, ambas localizadas em São Carlos.
Empresa pet desenvolve produtos a partir de feedbacks dos assinantes
Atualmente, a Petiko atua em duas frentes. Uma delas é o BOX.Petiko, com curadoria personalizada de brinquedos, acessórios e petiscos próprios para cães e gatos; e o SHOP.Petiko, e-commerce com produtos aprovados pelos assinantes do clube.
Além de fabricar 20 novos SKUs por mês, a Petiko desenvolve até 36 variações mensais de caixas, com pelo menos cinco produtos cada. O frete é gratuito para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, além do Distrito Federal.
A empresa prefere não informar o volume mensal de caixas entregues, mas desde a sua fundação já entregou mais de 1,4 milhão de BOX.Petiko, sendo uma concentração de 80% dos clientes nas regiões Sudeste e Sul. A região Sudeste representa 60%, e o estado de São Paulo 38%. Já o varejo online atende todo o Brasil, sendo 60% dos pedidos concentrados nas regiões Sul e Sudeste.

Empresa projeta crescimento de dois dígitos para este ano
O grande esforço até o próximo ano será a diversificação de canais. Ou seja, além das assinaturas, a Petiko apostará também em marketplaces, assinatura de alimento úmido, tapete higiênico e na venda para representantes de lojas físicas.
A empresa já iniciou a abertura para lojistas e distribuidores, especialmente na região Sudeste, com planos de expansão nacional. A expectativa é que, durante a Pet South America, que ocorre entre os dias 13 e 15 de agosto, na capital paulista, a Petiko consiga construir relacionamento com lojistas de outras regiões do país.
Apesar de não abrir o faturamento, a companhia mantém um ritmo de crescimento constante. De 2023 para 2024, o faturamento cresceu 30%. Para 2025, a expectativa é manter o crescimento de dois dígitos, próximo a 20%.
Petiko Fundação: 2014 Sede: São Carlos (SP) Unidades fabris: Innova Petiko e Paws & Plush, ambas em São Carlos SKUs: 20 por mês Colaboradores: 90 Faturamento: crescimento de 20% em 2025 |