Distribuidora pet do Nordeste já atua em 3 estados
Empresa completa 27 anos de atuação no setor


O Grupo Animais é a distribuidora pet com a estrutura comercial mais robusta do estado da Bahia e já atua também em Alagoas e Sergipe. Com 27 anos de experiência no mercado, a empresa celebra, em 2025, duas décadas como distribuidora oficial dos produtos da PremieRpet na Bahia.
“Lembro como se fosse hoje. Fechamos o negócio com a empresa em 8 de março de 2004, no Dia Internacional da Mulher. Começamos com uma estrutura bem modesta, em um mercado que estava em plena ascensão”, recorda Maurício Nogueira, médico veterinário, fundador e presidente do Grupo Animais. Baiano, com 32 anos de experiência no mercado pet, o empresário iniciou sua trajetória como clínico e lojista e, em 1998, fundou a distribuidora.
Na época, o mercado era mais restrito em número de marcas e ainda em desenvolvimento, o que exigia dos distribuidores o papel de levar conhecimento técnico e comercial aos lojistas, muitos deles iniciantes. Hoje a companhia distribui produtos de marcas como Organnact, PremieRpet,Mundo Animal, Bioctal e UCBVET.
Apenas na área comercial, a estrutura conta com dois gerentes, quatro coordenadores de equipe, 35 vendedores e cinco profissionais de telemarketing. Em 2024, foi criada uma nova divisão que está dando resultados positivos. Trata-se de uma coordenadora de demanda que centraliza as atividades dos promotores técnicos, promotores de ponto de venda (PDV) e promotores de merchandising.
A empresa também implementou um SAC dedicado, responsável por atender todas as demandas e inconformidades apontadas por clientes e vendedores, sejam elas relacionadas a embalagem, transporte, questões comerciais ou financeiras. “Essa operação garante qualidade no atendimento aos nossos clientes nos três estados e transmite confiança aos nossos fornecedores de que o serviço prestado será de excelência”, afirma o executivo.

Apesar de atuar nos três estados, a operação em Sergipe e Alagoas é recente, com pouco mais de um ano. “Estamos em uma fase estrutural, os clientes estão conhecendo nosso trabalho e começando a confiar na nossa atuação”, explica. Já na Bahia, onde o Grupo Animais iniciou suas atividades, a marca é consolidada.
Para gerir uma equipe tão ampla, especialmente em diferentes estados, o Grupo Animais investe fortemente em tecnologia. Utiliza o ERP Winthor, da TOTVS, referência no setor de distribuição e varejo. Também conta com dois sistemas de Business Intelligence (BI), que geram e automatizam o envio de relatórios estratégicos para a equipe comercial. Há ainda um sistema de gestão, que permite acompanhar o trajeto dos vendedores, o tempo de permanência em cada cliente, se houve pedido e o que foi discutido na visita.
“Nos munimos de muita tecnologia para garantir uma comunicação eficiente entre todos os times. Mas, acima de tudo, valorizamos as pessoas, como nossos gerentes e coordenadores, que são responsáveis por disseminar informações com agilidade, tornando a equipe mais alinhada e produtiva”, completa.
Expectativas para o 2º semestre de 2025
Para o segundo semestre deste ano, os planos da distribuidora incluem intensificar o trabalho dos gestores, com foco em capacitação contínua da equipe de vendas. O objetivo é oferecer um atendimento cada vez mais qualificado e desenvolver as marcas distribuídas de forma sustentável.
“Em hipótese alguma nossos vendedores são orientados a forçar vendas ou gerar estoques desnecessários nos clientes. Temos um compromisso com o bom andamento dos negócios dos nossos parceiros. Quando nos preocupamos genuinamente com o sucesso do cliente, nosso negócio também cresce”, reforça Nogueira. Essa abordagem tem gerado resultados consistentes, com aumento da presença das linhas distribuídas em pet shops da Bahia, Sergipe e Alagoas.
Grupo Animais Fundação: 1998 Capilaridade: 5 mil clientes nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas Faturamento para 2025: R$ 100 milhões Colaboradores: 140 |