O Dia Internacional dos Direitos dos Animais é celebrado nesta terça-feira (10). A data tem como objetivo conscientizar a importância de respeitar, cuidar e proteger os animais. Afinal, eles são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir dor, angústia, solidão, amor, alegria e raiva.
Todos os animais merecem respeito, dignidade e proteção contra maus-tratos e exploração. Esses princípios estão na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, documento que serve de base para ações públicas e decisões judiciais voltadas à defesa do bem-estar animal. A seguir, saiba mais sobre a importância da data.
Tudo sobre o Dia Internacional dos Direitos dos Animais
Segundo a Purina, referência há mais de 80 anos na alimentação pet, a data foi comemorada pela primeira vez em 1998 e criada pela Uncaged, ONG inglesa que luta contra experimentos em animais para fomentar discussões em torno das pautas da Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
Todos os anos, ONGs, ativistas, voluntários e agentes dos setores públicos e privados organizam campanhas e eventos de promoção ao respeito e à dignidade de todas as espécies sencientes. Além disso, os principais objetivos do dia são:
- Alertar sobre animais vítimas de exploração e maus-tratos;
- Estimular debates sobre a Declaração Universal dos Diretos dos Animais;
- Conscientizar sobre formas alternativas de consumo consciente;
- Buscar aprimoramento das leis de direitos dos animais.
Como posso promover os direitos dos animais?
Presente em Portugal e na Espanha, a Tiendanimal, loja online de produtos para animais de estimação, pontuou algumas ações que podem ser realizadas para assegurar a proteção dos pets, confira:
- Adoção responsável;
- Denunciar se presenciar ou reconhecer maus-tratos e abandonos;
- Ajudar organizações que cuidam de animais;
- Evitar comprar ou consumir produtos que tenham causado sofrimento aos animais.