Durante os passeios em dias chuvosos, os cães podem apresentar sinais de desconforto devido à exposição prolongada à água das chuvas. Em entrevista ao portal Metrópoles, a médica veterinária Carla Maion explicou que, com a alta umidade, aumenta a presença de fungos, ácaros e bactérias, fatores que podem desencadear alergias no animal.
Além de serem sensíveis aos alérgenos ambientais, ambientes úmidos e abafados podem favorecer o aparecimento de dermatites, micoses e alergias respiratórias. “Mesmo em climas mais quentes, a exposição prolongada à chuva pode reduzir a temperatura corporal e enfraquecer o sistema imunológico”, alerta.
As ruas podem estar contaminadas com substâncias tóxicas, como resíduos de fezes de outros pets e pesticidas. Caso o animal beba essa água, pode prejudicar seu bem-estar.
Para os cachorros que já possuem predisposição a alergias ou dermatites, essa exposição desencadeia ou piora as infecções fúngicas ou bacterianas, como a dermatite úmida aguda. Seu pet precisa passear mesmo na chuva? Coloque uma capa de chuva ou até outros tipos de roupas impermeáveis. Após o passeio, seque o animal com toalha ou secador.
É importante ficar atento aos sinais como coceiras, regiões avermelhadas e áreas alopécicas (sem pelo). Se notar esses sintomas, busque ajuda de um profissional de confiança.
Estuda jornalismo na Universidade Nove de Julho (Uninove) e atua como estagiária no Panorama Pet&Vet. Apaixonada pelo SPFC, também escreve notícias sobre futebol. Já atuou na área de marketing.
Caroline Gomes possui 908 conteúdos publicados no Panorama Pet&Vet. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente