Facebook Instagram Linkedin
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
Buscar
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Buscar
Notícias no seu e-mail
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
Facebook
Instagram
Linkedin
Telegram
WhatsApp
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
      • Número de veterinários no Brasil
      • Mercado de trabalho
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
    • Pet Food
      • Resultados de 2024
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
InícioMercado
Mercado

Confira 5 KPIs essenciais para empresas do mercado pet

Indicadores como venda média e giro de estoque ajudam a aumentar a lucratividade do estabelecimento

Júlia Arbex
Por Júlia Arbex
7 de junho de 2025
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Telegram
    Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
    Participe
    EMPRESAS DO MERCADO PET
    Foto: Freepik

    Muitos donos de empresas do mercado pet ainda tomam decisões com base no instinto, sem apoio consistente de dados. Para ajudar a reverter esse cenário, a revista norte-americana Pets+ reuniu especialistas que apresentaram KPIs (indicadores-chave de desempenho) indispensáveis para a gestão eficiente de pet shops e clínicas veterinárias, contemplando áreas como vendas, estoque, folha de pagamento, marketing, recrutamento e fidelização.

    1. A venda média por transação é um dos indicadores mais estratégicos para qualquer gestor. Ela mostra quanto, em média, cada cliente gasta por visita. Melhorar esse número significa aumentar a receita sem depender do aumento no número de clientes ou de transações.

    Entre as táticas sugeridas pelos especialistas estão estimular compras múltiplas ou em pacotes, posicionar produtos de forma estratégica (como itens de maior valor perto do caixa ou produtos complementares agrupados) e investir em programas de fidelidade que incentivem compras recorrentes. Essa métrica revela o comportamento de compra dos clientes, a eficácia da equipe de vendas e a atratividade da oferta.

    1. Manter a folha de pagamento equilibrada em relação à receita também é essencial para garantir a sustentabilidade financeira do negócio. Esse KPI ajuda o gestor a entender se os custos com salários e encargos estão dentro de um limite saudável. Quando os gastos com pessoal consomem uma fatia desproporcional da receita, a lucratividade é comprometida. Por outro lado, uma equipe enxuta demais pode afetar a operação e a experiência do cliente. Monitorar esse indicador permite encontrar o ponto ideal entre custo e desempenho.

    Empresas do mercado pet também demandam qualificação

    1. Outro indicador estratégico para empresas do mercado pet envolve a área de recrutamento. Contratar sem avaliar a real necessidade do negócio pode gerar custos altos e rotatividade elevada. Um processo seletivo bem estruturado começa com o entendimento claro da função, seguido por etapas objetivas e bem planejadas. Um dos KPIs importantes nesse contexto é o tempo de contratação, que mede o número de dias entre a publicação da vaga e o início do novo colaborador. A média do mercado gira em torno de 28 dias.

    Um olho no estoque, outro no digital

    1. Já o giro de estoque indica a frequência com que os produtos são vendidos e repostos. Esse indicador é fundamental para evitar tanto o excesso quanto a falta de produtos, ambos prejudiciais ao fluxo de caixa e à experiência do cliente. A recomendação dos especialistas é focar nos seus 50 produtos mais vendidos. É importante saber quantas unidades são vendidas por mês, semana e dia, garantindo que esses itens estejam sempre disponíveis. Também é essencial antecipar a demanda por itens sazonais, como brinquedos e fantasias de datas comemorativas.

    5. Por fim, ter presença digital é obrigatório para negócios que desejam atrair e        fidelizar clientes. O KPI de marketing digital engloba ações como SEO local (para aparecer nas buscas por serviços próximos), além de campanhas de e-mail marketing, redes sociais e site próprio. Monitorar esse indicador ajuda a entender quais canais estão gerando mais visitas, agendamentos ou vendas, permitindo direcionar melhor o investimento e aumentar o retorno sobre o marketing.

    • Tags
    • Clínicas veterinárias
    • destaque
    • KPIs
    • Mercado Pet
    • Pet shops
    • Ultimas
    Compartilhado
    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Telegram
      Artigo anterior
      Congresso terá Frente Parlamentar da medicina veterinária
      Próximo artigo
      Novo limpa patas com ativos naturais

      Mais lidas

      Mercado

      Petlove expande soluções para veterinários com SimplesVet

      Mercado

      Mercado pet brasileiro projeta menor crescimento desde 2019

      Internacional

      Inovação e consumo premium ancoram mercado pet do Japão

      Acessórios

      Adesivos de festa junina para pós-banho de pets

      VaiVém

      Reforço nas vendas da Vilavet

      Carregar mais

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Mercado pet brasileiro projeta menor crescimento desde 2019

      Mercado 20 de junho de 2025

      VetBR tem nova coordenadora técnica

      VaiVém 19 de junho de 2025

      Adesivos de festa junina para pós-banho de pets

      Acessórios 18 de junho de 2025

      Petlove expande soluções para veterinários com SimplesVet

      Mercado 18 de junho de 2025

      Reforço nas vendas da Vilavet

      VaiVém 17 de junho de 2025

      Autoclaves para esterilizar instrumentos veterinários

      Lançamentos 17 de junho de 2025

      Mantenedores

      LABORATÓRIO PARA PETS

      Apoiadores

      Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário

      O PANORAMA PETVET é uma plataforma de notícias digitais especializada no mercado pet. O portal e nossos boletins noticiosos veiculam reportagens relevantes e os fatos mais importantes do setor.

      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Telegram
      WhatsApp
      • Indicadores
      • Mercado
      • Veterinária
      • Distribuição
      • Franquias
      • Pet Shops
      • E-commerce
      • Inovação
      • Especialistas
      • Agenda
      • Lançamentos
      • Quem somos
      • Expediente
      • Anuncie

      2022 - Panorama PetVet © - . Todo conteúdo poderá ser reproduzido desde que citada a fonte