Como meu gato volta para casa depois de sumir?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

gato volta para casa

O fato de que um gato volta para casa facilmente após desaparecer por horas é muito curioso acerca do mundo dos felinos. É ainda mais instigante por eles percorrerem lugares totalmente desconhecidos e conseguirem bater no portão do lar como se nada tivesse acontecido. Pode acontecer diversas vezes durante a relação gato e humano, tanto nos casos de fuga quanto nos de abandono.

Apesar de existir a crença de uma misticidade por trás dos felinos, aquela história de que “gato tem sete vidas” e muitos acreditarem que eles têm capacidades extrassensoriais, algumas pesquisas, estudos e observações nos trazem o porquê disso dessa facilidade no retorno. Vamos ver hoje alguns quesitos que comprovam que um gato volta para casa depois de sumir tranquilamente.

Gato volta para casa pela memória

  • Memória visual

Os gatos são animais bem visuais, e carregam uma quase perfeita capacidade de memorizar os ambientes por onde passam. Conseguem decorar facilmente as praças, árvores, casas e prédios dos locais em que percorre, então é simples para que reconheçam o caminho de volta para casa apenas pelos componentes de sua memória visual.

  • Memória olfativa

A facilidade em voltar para casa através da memória não se limita aos olhos, também sendo representada pelo cheiro. É interessante saber que os gatos entram também na lista de animais expert em farejar, diferentemente dos humanos. A grande maioria das coisas em nosso mundo possui um cheiro, seja um bairro, casa, rua ou pessoas. Sendo detentores de um ótimo olfato, os felinos conseguem reconhecer os locais por onde passaram também pelo cheiro.

Um gato volta para casa depois de percorrer grandes distâncias por horas ou dias e, nessa aventura acaba memorizando os cheiros de cada coisa por onde esteve. Vamos supor, se um gato morar ao lado de um parque que tem um cheiro característico, ou ao lado de uma loja de perfumes, ele não precisará nem da visão para entender que passou por ali e provavelmente está perto de seu lar.

Após identificar o cheiro e tomar uma base de seu objetivo, é preciso seguir na direção correta para o encontro. Variando de local em local, vão analisando rapidamente se o cheiro se intensifica ou fica mais fraco. Certos odores viajam longas distâncias e podem auxiliar para que o gato volte para casa.

Vento influencia no retorno do gato para casa

O olfato é imprescindível para o reconhecimento local de quando o gato volta para casa. Porém, não somente nesse caso, já que até os gatos que ficam em casa acabam sentindo fortemente os odores em suas voltas. Isso acontece devido à influência dos ventos nos cheiros, que são trazidos até de longas distâncias para perto do gato que pode até se confundir com a brisa que chega, mas formando uma maior memória olfativa.

Em parte dos casos em que o gato está longe de casa e quer voltar, a influência dos ventos pode ser a forma de conquistar o objetivo. Ele só conseguirá encontrar o caminho de casa quando o vento soprar o cheiro em determinado sentido. Esse é um procedimento mais difícil, já que uma simples alteração na brisa pode o confundir.

Gato volta para casa após outros casos

Alguns gatos podem sair de casa e tardar a voltar por motivos menos graves do que as fugas problemáticas citadas. Por exemplo, quando ele não é preso dentro da casa e acaba visitando outros locais no bairro: alguém pode alimenta-lo ou adota-lo por um tempo, o fazendo ficar distante e necessitando voltar de alguma forma depois do mesmo jeito.

Se o seu gato fugir de casa, ou simplesmente for dar um passeio para voltar mais tarde, e estiver sem coleira, as chances de alguém o apadrinhar são altas. Ele some por um tempo e ao menos esperar um miado soará no portão de casa. Vale lembrar que não somente pessoas, mas ele também pode ficar na rua pela “proibição” de algum outro gato que restrinja seu acesso à casa, mas com certeza assim que tiver a oportunidade ele usará a memória e o vento para chegar são e salvo.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS