Como acalmar cães nas festas de fim de ano? A proximidade dessas datas leva muitos tutores a temer que seus pets possam sofrer com a inevitável algazarra das comemorações. Assim como algumas crianças pequenas, os animais também ficam ansiosos com o espocar dos fogos, muitos comuns nesse período. No entanto, com alguns cuidados, é possível acalmar o seu cão durante os festejos de final de ano.
O que costuma ser agradável aos nossos olhos, pode ser motivo de pânico e nervosismo para o pet de estimação. Desse modo, proporcionar uma experiência menos estressante ao amigo de quatro patas é uma tarefa que demonstra empatia e companheirismo e afeto da parte do tutor com o filho adotivo.
Confira a seguir como acalmar cães nas festas de fim de ano:
- Uma das formas de suavizar a situação é isolar o ambiente onde o pet ficará durante o temido show pirotécnico. Se escolher um quarto, feche portas e janelas para abafar o barulho. Cortinas e persianas fechadas também ajudam a evitar a entrada dos intensos clarões produzidos com a coreografia de luzes no céu.
- Tente proporcionar ao pet um clima familiar, levando para o cômodo brinquedos que façam parte das atividades rotineiras do cão e garantindo que o espaço esteja bem ventilado para o bem-estar ao amigo de quatro patas.
- Uma outra providência bastante útil é oferecer opções de abrigo como caminhas e casinhas que podem funcionar como ‘’esconderijo’’ para aqueles momentos críticos. O fundamental é que ele se sinta seguro e acolhido seja em que canto for.
- Caso seja possível saber o horário do início do “espetáculo” com fogos de artifício, procure gastar a energia do cãozinho antes da queima. Faça um longo passeio até ele se cansar, de preferência pela manhã, em lugares mais vazios e com bastante verde para que ele explore bastante o olfato. Esse estímulo produz relaxamento do sistema nervoso central e diminui naturalmente a ansiedade.
- Outra solução são os protetores auriculares ou algodão para proteger os ouvidos de cães de impactos sonoros. Esses itens também costumam ser usados na hora do banho e os pets já estão habituados com eles e não vão rejeitá-los.
- Quando chegar o momento, preste atenção às reações dele. Se você notar que seu pet está estressado, não force o contato. Se ele se afastar ou estiver se escondendo, deixe-o em paz. A insistência fara com que fique ainda mais nervoso. Por outro lado, se o seu cão buscar uma aproximação, faça carinho nele. O principal é o pet sentir que não está sozinho.
- Em alguns casos, essas recomendações para acalmar o seu pet podem não surtir efeito. Então não hesite em consultar um veterinário para entender qual é a melhor alternativa para manter o seu animalzinho relaxado e saber se é necessário prescrever alguma medicação.