Brasplast inicia exportação de embalagens para América Latina
Fabricante catarinense produz cerca de 150 toneladas com foco em indústrias de rações e suplementos


Localizada em Chapecó (SC), a Brasplast Embalagens dá seus primeiros passos rumo ao mercado externo, com foco na América Latina. Uma das líderes na fabricação de embalagens para produtos das indústrias de rações e suplementação animal, a indústria produz cerca de 150 toneladas mensais.
A companhia iniciou as atividades em 1988, atendendo aos frigoríficos de Santa Catarina – um dos principais polos de produção e processamento de carne de aves e suínos do Brasil. Há 18 anos, a empresa passou a apostar também no mercado pet, com foco especial em embalagens de polietileno flexíveis e uma base de 350 indústrias atendidas.
“A demanda das indústrias de alimentos pet aumenta a cada ano, em razão do crescimento da população de animais de estimação, exigindo cada vez mais agilidade na produção e diferenciais no desenvolvimento de produtos”, observa a gerente comercial Elizane da Silva.
A Brasplast já deu início à comercialização de embalagens para indústrias do Paraguai e acaba de fechar a primeira operação no mercado argentino. “Também estamos em fase avançada de negociações com os mercados da Bolívia e Colômbia”, antecipa a executiva.
A empresa produz embalagens de acordo com a necessidade do produto. “A escolha está muito atrelada à categoria. Para itens de giro mais rápido, que ficam menos tempo nas prateleiras, as embalagens de polietileno mais flexíveis e com layout mais simples.
“Já aquelas que acondicionam rações e suplementos premium requerem maior barreira de proteção e layout mais trabalhado. A embalagem, além de proteger o alimento para que ele não perca nutrientes, deve atrair pelo olhar’’, descreve, lembrando que a empresa fabrica desde embalagens em filmes para “bifinhos” de 50 gramas a 2,5 kg, até sacos de ração de 1 a 25 quilos.

No ano passado, a empresa investiu R$ 34 milhões na ampliação física da indústria, que hoje tem 5.500 m² de área construída e um terreno de 30.000 m², e na compra de equipamentos de tecnologia avançada, aumentando a capacidade de produção de 450 toneladas para 650 toneladas mês. Só em maquinário foram investidos R$ 20 milhões. “Hoje, além de indústrias, atendemos distribuidoras que passam a trabalhar com marcas próprias. Terceirizam a produção e criam mercado”, diz Elizane.
A empresa familiar, comandada pela segunda geração de fundadores, emprega 235 funcionários e não quer mais parar de crescer. “Atender o mercado e crescer junto com nossos clientes é o nosso foco, visando tanto mercado interno quanto mercado externo”, assegura a executiva.
BRASPLAST Fundação: 1988 Sede: Chapecó (SC) Estrutura: planta com 5.500 m² de área construída Clientes atendidos: em torno de 350 fabricantes de rações e suplementação animal no Brasil, Argentina e Paraguai Número de colaboradores: 350 |