
Profissionais envolvidos na área de estudos clínicos veterinários passam a contar com um novo material técnico de referência.
Resultado da revisão de documento publicado em 2021, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) acaba de lançar o Guia Básico para a Condução de Pesquisa Clínica Veterinária.
Elaborado pela Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do conselho, o guia abrange aspectos regulatórios, éticos e boas práticas para os profissionais que trabalham, querem trabalhar ou se interessam sobre o tema, independentemente do estado em que residem.
“É uma ótima base para o aperfeiçoamento profissional, que se torna ainda mais relevante para os médicos veterinários diante da crescente exigência das autoridades regulatórias, locais e internacionais”, comenta o diretor técnico do CRMV-SP, Leonardo Burlini.
O documento, que totaliza 79 páginas e está organizado em quatro seções, contém um glossário para esclarecer termos técnicos, detalhamento das estruturas para condução de estudos clínicos, atribuições em que podem atuar no setor e legislações pertinentes à condução de pesquisa clínica veterinária.
“Além disso, o material indica processos gerais e itens que devem ser pensados por todos os profissionais de pesquisa clínica veterinária, independentemente do tipo de produto veterinário a ser estudado”, acrescenta. O conteúdo está disponível para download aqui.
Atualmente, estão inscritos 254.084 médicos veterinários no sistema CFMV/CRMVs, dos quais 140.189 são mulheres e 113.896 são homens.