
Fundada em janeiro por seis executivos com ampla experiência no setor pet e veterinário, a Beevets aposta nas franquias para expandir operações e prevê 60 unidades atuantes nesse modelo até o fim do ano. O principal foco é a conversão de clínicas e hospitais independentes.
Eduardo Achôa, fundador da Gestão Pet e fundador e CEO da Beevets, explica que o processo de conversão permite que a clínica mantenha sua identidade original, mas sob a bandeira da Beevets. “O nome original da clínica pode continuar sendo usado, mas a marca Beevets passa a ser a principal. São duas marcas convivendo, e o empresário ganha todos os benefícios de estar em uma rede de franquias“, esclarece o empresário, que também é colunista do Panorama PetVet.
Ele ressalta que essa conversão oferece ao empresário vantagens significativas, como a melhoria na gestão, o acesso a uma rede de compras mais vantajosa, tecnologias avançadas e suporte contínuo.
Beevets aproveita setor amador e desorganizado
Achôa aponta que o mercado veterinário no Brasil ainda é muito amador e está passando por uma transição importante. Com um setor em estágio inicial de consolidação, apenas 3% das clínicas, hospitais e laboratórios veterinários no país fazem parte de grupos organizados”, enfatiza. “A maioria das 55 mil clínicas existentes no Brasil está pouco familiarizada com metodologias modernas de gestão e, muitas vezes, convive com limitações financeiras críticas. Isso cria uma enorme oportunidade de consolidação no mercado“, afirma.
A estratégia da Beevets visa exatamente essa fragilidade. ”Em dois anos, podemos nos tornar um dos maiores, se não o maior, grupo veterinário do Brasil. Estamos oferecendo uma boia salvadora para muitas dessas clínicas que têm dificuldade em se manter no mercado”, avalia.
Requisitos para ser uma unidade franqueada
O investimento inicial inclui uma taxa de franquia de R$ 40 mil a R$ 80 mil, que contempla direito de uso da marca, suporte inicial e treinamento. Além disso, são cobrados royalties conforme o faturamento médio do estabelecimento comercial, descontados os impostos, e uma contribuição de 1% da receita para o Fundo Nacional de Propaganda (FNP). Esses valores destinam-se a projetos de marketing e inovação para impulsionar a divulgação das unidades.
A Beevets também oferece exclusividade territorial para os franqueados. Inicialmente, a empresa considera um raio de 1 km para cada unidade. Mas nas localidades onde a empresa identificar demanda excedente, o franqueado terá prioridade para abrir uma nova franquia dentro do mesmo território.
Metas e projeções de crescimento
A meta de atingir 60 unidades franqueadas abrange também clínicas abertas do zero. “Para os próximos dois anos, queremos chegar a 150 estabelecimentos em todas as regiões do país”, ambiciona. Atualmente, o grupo está com oito contratos assinados. A primeira unidade oficial da Beevets está prevista para abrir em abril em Jundiaí (SP).
Beevets Fundação: janeiro de 2025 Sede: Jundiaí (SP) Meta para 2025: 60 franquias, entre clínicas e hospitais abertos do zero ou convertidas Investimento inicial: R$ 40 mil a R$ 80 mil, incluindo direito de uso da marca, suporte inicial e treinamento, além de royalties conforme o faturamento médio e contribuição de 1% da receita para o Fundo Nacional de Propaganda (FNP) |