As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Banho em cães: qual deve ser a regularidade?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Banho em cães

O banho em cães é uma das necessidades higiênicas mais importantes da rotina desses animais. Porém, destoando do comum que, para os homens é tomar banho todo ou quase todos os dias, eles não precisam de tanta frequência nessa atividade, o que acaba gerando algumas dúvidas. O banho em cães deve ser semanal? Quantas vezes por mês devo dar banho no meu pet? Tomar banho toda semana faz mal para meu cachorro? Veja abaixo o esclarecimento das principais dúvidas acerca dessa atividade.

Dar banho em cães é recomendável com qual frequência?

Dar banho em cães, por ser uma atividade necessária para a manutenção da saúde dos animais e que vai muito além da estética, exige uma frequência, mas nada exagerado.

O banho muito frequente acaba com a oleosidade natural da pele, removendo a barreira de proteção por ela formada, o que torna mais indicado o intervalo de 15 dias.

Existem exceções que quebram a recomendação de banho em cães, como por exemplo em casos de muita sujeira, por exemplo quando o cão brinca na terra, se suja de lama, vai para praia ou atividades semelhantes. Nesses momentos não há problemas em tomar banho com uma regularidade menor do que quinzenalmente, afinal, faz até mal para o pet deixa-lo tão sujo.

Banhos a seco em cães

Uma forma de contornar a necessidade constante de dar banho em cães da maneira convencional é utilizar da prática de banhos a seco, já que também agem bem na limpeza dos animais e não afetam tanto a oleosidade natural do pelo deles. Esse tipo de banho é realizado através do uso de produtos encontrados em pet shops que limpam os cães sem precisar de enxágue, e por isso é uma opção boa para preservar a pele do bichinho. De qualquer forma, vale lembrar que essa escolha depende de diversos fatores do cão, como a saúde, o estilo de vida e as características da pelagem.

Banhos em cães filhotes

Os banhos em filhotes devem ter uma frequência ainda menor do que em cães adultos por conta do desenvolvimento do pequeno animal que ainda tem a pele bastante delicada e sensível. O indicado é que o primeiro banho dos cachorros seja realizado apenas após o terceiro mês de vida, apesar de diversas vezes haver a necessidade de um banho ocasional, mesmo que filhote. Por exemplo, quando se sujam com as próprias fezes ou quando aprendem a andar é bem viável que eles tomem um banho, então, é necessário ter o triplo de atenção para água no ouvido, qualidade do shampoo, forma de secar o animal e a temperatura da água.

Dicas para preservar a saúde dos cães

A realidade atual é de cada vez mais aumentam as ocorrências de problemas de pele em animais, como alergias e dermatites. Sendo assim, apesar dos cuidados com a frequência, os banhos são muito importantes para atentar à saúde dos pets, sempre analisando a qualidade de sua pele e pelagem. Veja algumas dicas para preservar a saúde dos cães:

  • O shampoo e os produtos utilizados em banho devem ser sempre os específicos para cães, já que as condições da pele humana são diferentes das do animal, e requerem maior qualidade. Procure a melhor marca e o mais indicado para a raça de seu amiguinho, busque ter ciência dos mais indicados produtos.
  • Os cães que possuem algum problema ou doença de pele devem utilizar produtos destinados ao tratamento da doença, então é sempre necessário procurar por um médico-veterinário antes de comprar qualquer shampoo que ver em uma prateleira do pet shop.
  • O banho deve ser dado sempre com a água morna, para não queimar a pele do cão e nem fazer com que ele passe frio.
  • O ideal é que os banhos sejam realizados pelas manhãs, para que dê tempo de secarem durante o dia. Banhos noturnos não garantem que a pele e a pelagem do cão seque por completo, propiciando algumas doenças de pele ou fungos.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS