Prestes a completar um ano de operação na cidade de Serra, no Espírito Santo, a Atacapet tem planos agressivos. Até o final de 2025, serão abertas mais seis lojas, uma na capital Vitória e as demais em Vila Velha, Guarapari e Serra. O estado capixaba foi o escolhido para ampliar o mercado, sob o molde atacarejo, após a empresa deixar São Paulo, local de origem, onde atuava como distribuidora.
O sócio-diretor da Atacapet Atilio Amaral confia que tem potencial para atingir seus objetivos. Sem revelar números, segundo ele, hoje a empresa está entre as top 5 do mercado estadual em termos de faturamento, reforçado com a unidade de 900 m2 de Cariacica, aberta em novembro último e as vendas pelo site. Com a mudança do foco de negócio, o mix ficou ainda mais diversificado. Hoje são mais de 12 mil produtos comercializados, com a introdução de ração e medicamentos.
Preço é diferencial da Atacapet
O catálogo relaciona artigos das linhas de acessórios e brinquedos, passando por equipamentos e artefatos de banho e tosa para cães e gatos até itens para roedores, pequenos répteis, peixes e aves. A grande dimensão da loja em Serra, cerca de 3 mil m2, permite o armazenamento do estoque, que fica totalmente à vista dos compradores. “Atendemos mensalmente 13 mil clientes entre petshops, o pequeno varejo pet, pessoas físicas e até supermercados”, conta.
Amaral destaca ainda que o diferencial da Atacapet está no preço, mais vantajoso se comparado à concorrência. “Nossa experiência acumulada como distribuidora nos deu tarimba para negociar condições de pagamento mais favoráveis junto a fornecedores”, avalia, acrescentando que a economia com custos de frete para entregas foi revertida em proveito do consumidor. “Temos o feedback dos clientes e procuramos oferecer o melhor preço da região”, reforça.
Experiência comprovada no mercado pet
Atilio, administrador de empresas de 24 anos, formado pelo Insper, é sócio do pai Ostilo Amaral que, em 1991, abriu, na zona leste de São Paulo, um pequeno pet shop. Sem qualquer formação acadêmica e após alguns tropeços, ele se proveu de conhecimento para inaugurar, em 1998, a importadora American Pets, que comandou até 2002. À época, o já então bem-sucedido empresário diversificou os negócios.
A Atacapet surgiu em 2013, inicialmente focada apenas em distribuição de acessórios pet, tornando-se a líder de mercado já no terceiro ano de operação. A divisão de atacado foi criada depois. A oportunidade de consolidar o novo modelo no Espírito Santo surgiu, entre outros fatores, em razão dos benefícios fiscais concedidos a empresas que se estabeleçam naquele Estado.
Atacapet Fundação: 2013 Capilaridade: duas lojas nas cidades de Cariacica e Serra, no Espírito Santo Número de SKUs: 12 mil Número de clientes: 13 mil, entre pet shops, o pequeno varejo pet, pessoas físicas e até supermercados |