Facebook Instagram Linkedin
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
Buscar
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Buscar
Notícias no seu e-mail
Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário
Facebook
Instagram
Linkedin
Telegram
WhatsApp
  • Indicadores
    • Veterinária
      • Número de estabelecimentos vet
    • Mercado
      • Balanço 2023
      • Balanço 2024
        • Faturamento
        • Número de animais de estimação
      • Número de Empresas
    • Varejo
      • E-commerce
        • Tráfego Online
  • Mercado
  • Veterinária
  • Distribuição
  • Franquias
  • Pet Shops
  • E-commerce
  • Inovação
  • Especialistas
  • Agenda
  • Lançamentos
    • Acessórios
    • Brinquedos
    • Equipamentos
    • Higiene e Beleza
    • Medicamentos
    • Rações e Petiscos
    • Suplementos
InícioEspecialistas
Especialistas

A transformação do mercado pet em cinco anos

Rodrigo Albuquerque
Por Rodrigo Albuquerque
5 de maio de 2025
Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp
Telegram

    Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

    Participe
    transformação do mercado pet
    Foto: Freepik

    A profunda transformação do mercado pet brasileiro nos últimos cinco anos exige uma análise mais ampla e contextualizada sobre os principais movimentos do setor – da explosão de crescimento durante a pandemia à atual fase de profissionalização e consolidação. A leitura é relevante para quem atua no varejo, indústria, distribuição ou avalia investir nesse mercado resiliente e em franca expansão.

    A pandemia e o salto de crescimento

    A pandemia de 2020 marcou um ponto de virada. O isolamento social levou a um aumento expressivo na adoção de animais de estimação. Quem não contava com um pet passou a ter, e muitos adotaram um segundo. Com isso, o consumo disparou, abrindo espaço para novos negócios e acelerando a expansão de empresas já estabelecidas.

    A transformação do mercado pet tem consolidação como marca

    A transformação do mercado pet e sua consequente profissionalização ganharam tração a partir de fatos como a abertura de capital da Petz, em setembro de 2020. Com recursos captados na bolsa, a rede iniciou um processo acelerado de aquisições: incorporou a Zee.Dog (por mais de R$ 700 milhões), a Petix (indústria de higiene pet), a marca Cansei de Ser Gato e, no campo dos serviços, a operação de adestramento Cão Cidadão.

    A resposta da Cobasi e a fusão

    A Cobasi também se capitalizou ao levantar R$ 308 milhões com o fundo Kinea, ligado ao Itaú. O objetivo foi claro: acompanhar o ritmo de expansão do setor. Ao longo dos anos seguintes, adquiriu empresas como a Pet Anjo (plataforma de serviços) e a rede Mundo Pet, com atuação forte no Nordeste. Esse processo culminou, em 2024, no início do processo de fusão entre Petz e Cobasi, formando uma das maiores empresas do varejo pet brasileiro.

    O avanço das vendas online e da Petlove como nativa digital

    Paralelamente, a Petlove firmou-se como o principal player digital do setor. A empresa levantou múltiplas rodadas de investimento para acelerar seu e-commerce. Fez aquisições estratégicas, como as do plano de saúde NoFaro, o marketplace DogHero (hospedagem pet) e plataformas de tecnologia, moldando um modelo escalável, centrado em preço e conveniência.

    O papel das lojas de bairro: proximidade e capilaridade

    Enquanto os grandes players se expandem com megastores e modelos digitais, o Brasil continua a ser um país de lojas de bairro. Estima-se que o setor reúna mais de 100 mil CNPJs, o que representa cerca de 50 mil pontos de venda, ainda muito pulverizados e com forte presença local.

    Nesse cenário, os pequenos e médios pet shops, muitos dos quais organizados em torno de redes de franquias, exercem um papel fundamental. Esses estabelecimentos combinam capilaridade, atendimento próximo e entendimento do contexto local, oferecendo uma experiência diferenciada ao consumidor. É nesse espaço que atuam redes como a Petland.

    Com mais de 150 unidades espalhadas pelo Brasil, a Petland representa um modelo focado em conveniência de bairro e operando por meio do franchising. Ao longo dos últimos anos, a rede recebeu investimentos do grupo Jereissati, controlador dos shoppings Iguatemi, criou marcas próprias e expandiu sua atuação em serviços veterinários.

    Evolução e o campo de oportunidades à vista

    O mercado pet continua crescendo a taxas de dois dígitos ao ano, mesmo diante de cenários econômicos mais desafiadores. O consumidor mudou e, hoje, o pet é visto como membro da família. Isso se reflete na demanda por produtos e serviços cada vez mais especializados.

    O setor está em processo acelerado de maturidade. De um lado, redes de grande porte apostam em escala e eficiência. De outro, lojas de bairro e franquias ganham força pela proximidade com o cliente e flexibilidade de operação. Em comum, todas enfrentam o desafio (e a oportunidade) de atender um consumidor cada vez mais exigente, em um mercado que ainda tem muito espaço para crescer.

    • Tags
    • Cobasi
    • digitalização
    • especialistas
    • lojas de bairro
    • Mercado Pet
    • Petland
    • Petlove
    • Petz
    Compartilhado
    Facebook
    Twitter
    Linkedin
    WhatsApp
    Telegram
      Artigo anterior
      Mudanças na gerência da Special Dog
      Próximo artigo
      SureCare inova o mercado pet com produtos naturais e sustentáveis

      Outros especialistas

      Vanessa Oliveira

      Entenda os impactos da pejotização na área veterinária

      Fabiano de Granville Ponce

      O crescimento do mercado pet brasileiro e seus desafios

      Daniela Jambor

      Os cuidados com propaganda de alimentos veterinários

      Vanessa Oliveira

      Gestão da clínica veterinária pode render milhões. Mas como?

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Número de gatos nos lares brasileiros alcança 30,8 milhões

      Mercado 12 de maio de 2025

      Suportes para suspender comedouros e bebedouros

      Lançamentos 12 de maio de 2025

      Amazon estreia no mercado de medicamentos veterinários

      Internacional 12 de maio de 2025

      Número de empresas do mercado pet

      Mercado 9 de maio de 2025

      Expovet prevê movimentar RS 14 milhões em negócios

      Mercado 9 de maio de 2025

      Linha de alimentos enlatados para pets

      Rações e Petiscos 9 de maio de 2025

      Mantenedores

      LABORATÓRIO PARA PETS

      Apoiadores

      Panorama PetVetPANORAMA PETVETTudo sobre o setor Pet e Veterinário

      O PANORAMA PETVET é uma plataforma de notícias digitais especializada no mercado pet. O portal e nossos boletins noticiosos veiculam reportagens relevantes e os fatos mais importantes do setor.

      Facebook
      Instagram
      Linkedin
      Telegram
      WhatsApp
      • Indicadores
      • Mercado
      • Veterinária
      • Distribuição
      • Franquias
      • Pet Shops
      • E-commerce
      • Inovação
      • Especialistas
      • Agenda
      • Lançamentos
      • Quem somos
      • Expediente
      • Anuncie

      2022 - Panorama PetVet © - . Todo conteúdo poderá ser reproduzido desde que citada a fonte