As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

A forma correta de fazer carinho no gato

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Gatos
Foto: Freepik

Se você é dono de gato e adora acariciá-lo, tome cuidado com beijos e abraços excessivos. Isso porque os felinos preferem ter seu próprio espaço e, algumas vezes, manter certa distância dos seres humanos.

Estudo publicado na revista científica Physiology & Behavior revelou que os gatos tendem a liberar hormônios relacionados à ansiedade quando recebem carícias indesejadas. No entanto, aqueles que apreciam afeto não mostraram níveis mais altos de estresse devido ao contato humano.

Outro estudo, realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Lincoln, no Reino Unido, e a Universidade de Viena, na Áustria, comprovou que alguns gatos não gostam de ser acariciados. Além disso, manter os gatos confinados por longos períodos pode aumentar seu estresse. Para chegar a essas conclusões, foram analisados 120 gatos em 60 lares diferentes.

Onde os gatos gostam de receber carinho?

Se você respondeu “na cabeça”, acertou! Não é por acaso que os bichanos costumam dar “cabeçadas”. Mas saiba que não é qualquer parte da cabeça, viu? Para isso, você deve passar os dedos suavemente na região entre os olhos e as orelhas do pet.

A chamada glândula temporal é poderosa e um caminho certo para a satisfação. Mas ela não é a única nessa jornada; há ainda outros dois locais “infalíveis” para encher seu gato de felicidade: ao redor dos lábios, bochecha e queixo (glândula peri-oral) e a base da cauda (glândula caudal).

Locais onde os gatos não gostam de receber carinho

Fique atento ao “mapa da mina” para não exagerar e errar os locais. Estudos mostram, por exemplo, que os gatos não gostam muito de carícias na cauda e a maioria não aprecia ser tocado na barriga.

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!