Como ensinar o gato a usar caixa de areia? Embora os felinos tenham o instinto natural para usar a caixa de areia desde o nascimento, não são todos os filhotes que o fazem naturalmente. Alguns podem precisar de ajuda para tornar esse hábito rotineiro, essencial para desenvolver um comportamento saudável e higiênico.
A dificuldade para o aprendizado do filhote pode estar ligada a fatores como separação precoce da mãe, mudanças no ambiente e até experiências negativas vividas pelo bichano, como abandono e maus tratos. Ao trazer um felino para casa, caberá ao tutor a tarefa de apresentá-lo ao seu novo ambiente e cuidar para que a adaptação dele à nova vida seja a mais tranquila possível.
A seguir, confira algumas dicas de como ensinar o gato a usar a caixa de areia:
Escolha a caixa de areia adequada: O equipamento deve ter uma vez e meia o comprimento do filhote. Opte por uma caixa com alças, cantos arredondados e espaçosa o suficiente para que ele possa entrar, dar a volta e cavar sem dificuldades. O tutor deve verificar se o bichano ficará à vontade dentro dela.
Os tipos de areia também são diferentes e é preciso experimentar a que melhor atende ao bichano e ao tutor. A aglomerante se agrega em volta das fezes e da urina e torna a limpeza da caixa mais fácil. Basta remover a porção formada e adicionar um pouco mais de areia. Feita de argila absorvível, ela não é biodegradável e pode gerar poeira.
A areia não aglomerante é produzida a partir de diversos materiais, inclusive cristais de sílica seca. É mais cara, mas tende a durar mais tempo, é biodegradável e não gera poeira. Nessa categoria há ainda as feitas de papel reciclado ou de madeira pinus.
Posicionamento da caixa: Coloque-a em um local tranquilo e de fácil acesso para o filhote. Evite áreas movimentadas ou barulhentas da casa pois isso pode assustá-lo e desencorajá-lo a usá-la.
Introdução gradual: Inicie o processo colocando o gato na caixa algumas vezes ao dia. Após as refeições ou quando ele começar a demonstrar sinais de que precisa fazer suas necessidades fisiológicas. Um truque que pode funcionar se o gato estiver com medo, é colocar dentro da caixa por alguns minutos um pedaço de tecido ou toalha com o cheiro do tutor. Essa “estratégia” pode deixá-lo mais seguro.
Observação atenta: Fique de olho e atento aos sinais de que ele precisa usar a caixa de areia: cheirar o chão ou dar voltas em círculos. Assim que você notar isso, o conduza até a caixa.
Reforço positivo: Sempre que o gatinho usar a caixa corretamente, elogie e o recompense com carinho ou petiscos. Isso ajudará a reforçar o comportamento desejado.
Limpeza regular: Os montes de areia sujos de fezes e urina devem ser recolhidos entre uma e duas vezes ao dia. E toda a areia deve ser substituída uma vez por semana, após a limpeza da caixa sanitária com um desinfetante suave e uma boa enxaguada. Os gatos são animais muito higiênicos e podem evitar a caixa se ela estiver suja ou malcheirosa.
Evite punições: Nunca imponha castigos ou repreenda o filhote por erros ou acidentes fora da caixa de areia. Essa postura pode causar medo ou ansiedade, o que dificulta ainda mais o aprendizado.
Tenha paciência: Esteja ciente de que o treinamento demanda tempo e paciência. Se o filhote cometer erros, não desanime. Permaneça insistindo na orientação e reforçando o uso correto da caixa de areia. Faça-o entender que a caixa de areia é o lugar apropriado para fazer suas necessidades.