Conhecido também como gato malhado ou tigrado, o nome gato rajado não diz respeito a uma raça específica de felino e nem se refere a um gato vira-latas (SRD). O nome está associado a um padrão (tabby) listrado da pelagem. Por esta razão, existem gatos rajados de todas as raças, de felinos domésticos a selvagens. Alguns exemplos são os maine coon, persa, ragdoll, abissínio, bobtail americano e mau egípcio.
Pelagem do gato rajado tem padrões variados
As variações de cores mais comuns do gato rajado são cinza, laranja, marrom, amarelo, preto, branco e canela. A pelagem tem diversas possibilidades de padrão: listrado, pontilhado, em espiral e lineado. O cavala tabby é o mais comum, com listras verticais finas que vão se curvando pela laterais do corpo.
No tabby clássico, as listras são mais grossas e também em curvas. O malhado tiquetaqueado tem listras que se assemelham a manchas. Por último, no malhado remendado as manchas marrons e vermelhas são distribuídas por patas e na cabeça.
O que se conta é que eles são descendentes diretos dos primeiros felinos selvagens que foram domesticados e, por isso, o instinto caçador até hoje é muito evidente nesses exemplares. Comparado aos seus ancestrais, porém, isso se manifesta de forma mais atenuada. Essa característica faz dele um atento observador de tudo ao redor. Mas, em geral, os gatos malhados são naturalmente mais dóceis e calmos que os demais gatos.
Marca genética na testa
Há várias lendas a respeito da origem da letra M na testa dos animais, característica marcante e comum a esses gatos. Ela fica logo acima dos olhos e faz parte de algum traço genético. No Egito, onde os gatos já foram adorados como deuses, acredita-se que a letra era uma representação do termo egípcio “mau”, que significa rato.
Outra lenda cristã diz que o gato malhado se aninhava junto ao berço de Jesus para aquecê-lo e protegê-lo do frio. Em retribuição, Maria acariciava a cabeça do felino, deixando a inicial de seu nome na testa do animal.
Afetuoso e apegado à família, o gato rajado, como qualquer outro animal doméstico, precisa de atividades que o façam liberar a energia acumulada. Seja um espaço para ele brincar, brinquedos interativos ou enriquecimento ambiental