Aves e pequenos animais redefinem consumo no mercado pet
Mudança no perfil dos tutores fortalece a demanda por pets não convencionais
Um relatório recente da American Pet Products Association (APPA) aponta uma mudança relevante no perfil dos tutores de pets nos Estados Unidos, relacionada principalmente à geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) e aos millennials (1981 e 1996). O estudo mostra que esses grupos não apenas estão adotando pets não convencionais, como também vêm transformando os hábitos de consumo e o nível de engajamento com esses animais.
De acordo com o levantamento, a geração Z já representa 22% dos tutores de aves e 34% dos donos de pequenos animais, registrando crescimentos de 22% e 17%, respectivamente, em comparação com 2023. “Observamos um entusiasmo crescente e uma relação mais profunda por parte dos tutores atuais”, aponta Pete Scott, presidente e CEO da APPA.
O relatório estima que cerca de 6 milhões de lares norte-americanos possuem aves e outros 6 milhões convivem com pequenos animais, evidenciando a ampliação do interesse por pets não convencionais. Para a APPA, esse movimento demográfico, aliado a novas expectativas de consumo, cria oportunidades relevantes para a indústria pet.
Calopsitas lideram crescimento e impulsionam o mercado de aves nos EUA
No segmento de aves, os periquitos seguem como as espécies mais populares, concentrando 28% dos tutores. No entanto, o crescimento mais expressivo foi observado entre as calopsitas, cuja posse aumentou 58% desde 2023, impulsionada principalmente por tutores da geração Z e pelos baby boomers (1946 e 1964).
As lojas especializadas em aves ganharam protagonismo não apenas como pontos de compra (21% com crescimento de 62% desde 2018), mas também como fontes de informação e orientação, onde 25% dos tutores recorrem aos pontos de venda para obter orientações de cuidado, alta de 47% em seis anos, enquanto 28% consultam funcionários dessas lojas, aumento de 22% no mesmo período.
O vínculo emocional com esses pets também se reflete no consumo: 72% dos donos de aves afirmam comprar presentes para seus animais, com gasto médio de US$ 40,52 (R$ 221,75) por item, um aumento de 42% em relação ao ano anterior, puxado sobretudo por jovens adultos.
Coelhos lideram preferência e impulsionam mercado de pequenos animais
Entre os pequenos animais, os coelhos lideram a preferência dos tutores, seguidos, representando 37% dos tutores, em seguida vem os porquinhos-da-índia com 23% e os hamsters que mesmo apresentando uma queda de 25% na popularidade desde 2018, representam 18%.
Nesse segmento, as grandes redes de pet shops seguem como o principal canal de compra, especialmente para alimentos (55%), petiscos (40%) e itens básicos (5%).
O hábito de presentear também é marcante: 87% dos tutores de pequenos animais compram presentes para seus pets, com um gasto médio de US$ 34,52 (R$ 188,91), representando um crescimento de 31% em relação a 2023. O relatório destaca que esse aumento é fortemente influenciado pela geração Z e por tutoras do sexo feminino.
“Geração Z e millennials estão desenvolvendo novos hábitos e padrões de compra, que apontam para uma nova era de crescimento e oportunidades nessas categorias”, afirma Ingrid Chu, vice-presidente de Research Insights da APPA.