Givaudan acelera expansão e reforça estratégia global no setor pet
Gigante suíça investe em inovação, aquisições e novas tecnologias para crescer em áreas além de fragrâncias e aromas, com foco no segmento pet
por Juliana de Caprio em
e atualizado em
Líder mundial em fragrâncias, aromas e ingredientes, a suíça Givaudan, avaliada em € 34 bilhões (R$ 210.800 bilhões), prepara um novo movimento estratégico para fortalecer sua atuação em um dos setores que mais cresce no mundo, o mercado pet. A iniciativa integra o plano global de expansão para áreas adjacentes ao core de perfumaria e aromas, mirando crescimento anual de 4% a 6% até 2030.
De janeiro a setembro, a companhia registrou € 6,1 bilhões (R$ 37,8 bilhões) em faturamento e segue como fornecedora de algumas das maiores marcas globais, como Prada, Dolce & Gabbana, Paco Rabanne, Jo Malone, Natura e O Boticário.
Similaridades entre nutrição humana e pet
A entrada no segmento pet acompanha padrões já consolidados na alimentação humana. Segundo o CEO Gilles Andrier, que deixará o cargo em 2025 após duas décadas à frente da empresa, a demanda por saudabilidade, naturalidade e produtos premium é compartilhada entre ambos os mercados. “O interessante nos aromas para pets é que seguem a mesma tendência da alimentação para humanos: precisam ser saudáveis e naturais”, afirma.
Investimento em inovação e sustentabilidade
A empresa destinará 8% da receita nos próximos cinco anos para inovação, índice considerado elevado para o setor. O foco inclui tecnologias para melhorar palatabilidade, desenvolver ingredientes sustentáveis e aprimorar ativos usados em cosméticos, alimentos e produtos de bem-estar animal.
O impacto da Givaudan é amplo. Um em cada quatro aromas presentes em alimentos no varejo global é desenvolvido pela empresa, e um em cada três perfumistas do mundo passou pela escola da marca.
Aquisições fortalecem atuação global e local
Nos últimos 20 anos, a Givaudan realizou 24 aquisições estratégicas, incluindo a Quest, então quarta maior concorrente global. Em 2024, concluiu a compra da brasileira Vollmens, fortalecendo o atendimento às indústrias pequenas e médias.
Segundo Lucia Lisboa, vice-presidente no Brasil, o mercado brasileiro deve fechar o ano com crescimento de dois dígitos, junto com o México. Empresas regionais, hoje responsáveis por 60% das vendas globais da companhia, também estão no foco.
IA, biotecnologia e novas tendências olfativas
A empresa acelera investimentos em biotecnologia e inteligência artificial para otimizar processos e desenvolver ingredientes sustentáveis. Na COP 30, foi premiada por criar um ácido hialurônico derivado do açúcar de beterraba, com menor impacto ambiental.
A Givaudan também pesquisa novos comportamentos olfativos ligados à menopausa, envelhecimento e saúde, bem como preferências de consumidores mais jovens, como a geração alpha, que busca perfumes potentes e identitários.
Fragrâncias amadeiradas ganham espaço entre mulheres, perfumes unissex seguem fortes e cresce a tendência da literalidade olfativa, perfumes que entregam exatamente o cheiro anunciado.
Conexão com o universo pop
Em 2024, a Givaudan assinou a fragrância oficial da CCXP, maior evento de cultura pop do mundo. O perfume combina notas inspiradas em “tinta” e “comic book”, além de acordes florais, verdes, almíscar e âmbar, reforçando a união entre entretenimento, perfumaria e experiência sensorial.
Mudanças na liderança e novos desafios
A partir de março, Gilles Andrier assumirá a presidência do conselho, enquanto Christian Stammkoetter, ex-Danone, será o novo CEO. A missão é acelerar a divisão de aromas, fortalecer áreas emergentes e impulsionar a presença no mercado pet.
Com forte investimento em pesquisa, aquisições estratégicas e foco em mercados emergentes, a Givaudan projeta manter a liderança global combinando ciência, tecnologia e sensorialidade, agora também voltada aos consumidores de quatro patas.