Farmácias crescem como canal de compras de produtos pet
Tendência reflete mudança nos hábitos de consumo e amplia a competição entre supermercados e pet shops
As farmácias vêm se tornando um canal relevante também para o mercado pet. De acordo com a pesquisa realizada pelo Neogrid, em parceria com a Opinion Box, 7,4% dos consumidores já compram produtos para pets no canal farma. O indicador revela uma mudança no comportamento de compra e amplia o papel desses estabelecimentos como hubs de conveniência.
“Esse movimento reforça que as farmácias se consolidaram como pontos de conveniência na rotina do consumidor, que busca praticidade para resolver várias demandas em um só lugar. Estamos observando uma tendência que deve se acelerar. As pessoas não têm mais tempo a perder e querem otimizar suas saídas”, analisa Christiane Cruz Citrângulo, diretora executiva de supply chain e execução do varejo na Neogrid.
A mudança acompanha a evolução do próprio varejo farmacêutico, que deixou de se limitar apenas aos medicamentos e hoje oferece produtos de higiene, beleza, bem-estar e itens essenciais de reposição rápida, incluindo cuidados com animais de estimação. A preferência por farmácias se baseia principalmente na praticidade, na proximidade física e na experiência de compra, que para 75% dos entrevistados é igual ou superior à dos supermercados.
Ainda de acordo com o levantamento, 12% dos entrevistados afirmam ter substituído itens para pets por versões mais baratas nos últimos 12 meses. Embora seja uma das categorias menos afetadas por essas mudanças, o índice mostra que a inflação também pressiona o segmento, estimulando o consumidor a buscar alternativas de preço e canais mais práticos.
“Nesse contexto, a presença de produtos pet em pontos de conveniência reforça a disposição dos tutores em manter os cuidados essenciais, mesmo com ajustes no carrinho, garantindo que o bem-estar dos animais permaneça como prioridade”, comenta Citrângulo.
O especialista também entende que o avanço das farmácias como ponto de compra para tutores abre espaço para expansão do mix de produtos e maior competitividade no varejo, colocando esses estabelecimentos em disputa direta com supermercados e lojas especializadas.
O estudo ouviu mil brasileiros responsáveis, total ou parcialmente, pelas compras da casa, abrangendo todas as classes sociais e faixas etárias acima de 16 anos.