Ciente da importância dos balconistas de pet shops, que atuam como verdadeiros consultores dos responsáveis por pets, a Elanco Saúde Animal desenvolveu o aplicativo Papo de Balcão, que traz, de forma interativa e gamificada, informações sobre as soluções da marca.
“Sabemos que os tutores são influenciados por diversos fatores na hora de adquirir um produto para o seu pet: a indicação do médico-veterinário, a pesquisa na internet e as dicas de outros tutores. Mas a decisão de compra, muitas vezes, ocorre no balcão. Por isso, para nós, os balconistas são os influencers da vida real”, afirma Roberta Paiva, gerente de marketing da linha de parasiticidas da Elanco Saúde Animal.
“Mais do que vendedores, eles acabam atuando como consultores dos clientes, que confiam em suas sugestões e informações. Então, pensamos que é muito importante que esses profissionais conheçam nossos produtos a fundo, suas indicações e diferenciais”, acrescenta a executiva.
Como funciona o app para balconistas de pet shops?
O aplicativo viabiliza competições mensais, nas quais os usuários podem se “desafiar” em gincanas de conhecimento, respondendo perguntas diariamente sobre os produtos Elanco e também realizando duelos com outros balconistas, usuários da plataforma. Os maiores pontuadores ganharão prêmios. As perguntas são referentes a algumas das marcas líderes da Elanco no mercado pet, como Credelli, Seresto, Drontal, e Galliprant e envolvem indicações, benefícios e diferenciais de cada uma delas.
O aplicativo também oferece desafios baseados em perguntas institucionais sobre a Elanco, o que permite que o balconista conheça um pouco mais sobre a empresa, suas soluções e iniciativas.
Com o intuito de tornar o app uma fonte de conhecimento e referência para o profissional, a Elanco traz também informações que envolvem mitos e verdade sobre temas recorrentes na rotina dos responsáveis por pets e que costumam gerar muitas dúvidas, como pulgas e carrapatos, por exemplo.
“Entendemos que o nosso papel é também instruir o balconista e ajudá-lo a ofertar uma consultoria de valor no momento da venda”, destaca Roberta. E para tornar o game ainda mais interessante, enquanto adquirem conhecimento, os usuários acumulam pontos que podem ser trocados por prêmios diversos que vão desde livros, produto de beleza, decoração e informática a eletrodomésticos e eletroportáteis.
Nos primeiros seis meses, o app funcionará como projeto-piloto, com 3 mil usuários convidados, selecionados em lojas atendidas por um distribuidor autorizado da Elanco. O app está disponível para download nas lojas iOS e Android e apenas os profissionais convidados serão habilitados a participar.
Fonte: Redação Panorama PetVet