Vetwork permite que clínicas criem planos de saúde pets
Plataforma assegura autonomia a estabelecimentos para personalizar produtos, gerenciar cobranças e interação com tutores


Enquanto os planos de saúde pet ganham espaço no mercado brasileiro e atraem grandes operadoras, uma startup paulistana vem apostando na descentralização desse modelo. A Vetwork implementou um recurso que permite que as próprias clínicas criem e operem seus planos de saúde para animais de estimação, com serviços personalizados e cobrança recorrente via PIX, boleto ou cartão.
O gerenciamento dessa operação é centralizado no sistema da empresa. “Com isso o estabelecimento pode conceber um plano sob medida para os clientes, com a autonomia e controle integrais”, conta o sócio-fundador Kleber Teraoka. “A proposta é transformar a gestão de clínicas, pet shops e hospitais veterinários por meio de soluções tecnológicas acessíveis, simples de usar e pensadas para o pequeno e médio empreendedor”, acrescenta.
Fundada em 2021, a Vetwork nasceu como uma plataforma de gestão para clínicas veterinárias e pet shops. “O sistema tem duas funcionalidades principais, sendo elas a de gerenciar processos e administrar também as rotinas financeiras e de manutenção de estoques”, resume Teraoka. Agora, a empresa dá um passo maior. “Nos últimos dois anos, reconstruímos o sistema do zero para incorporar tecnologias mais sofisticadas”, ressalta.
Além dos planos de saúde pets, Vetwork inova com agentes inteligentes
Uma das principais inovações da plataforma da Vetwork é o uso de agentes inteligentes para atendimento no WhatsApp. “Hoje, muitas clínicas já estão usando esse canal para reservar consultas, banhos e outros serviços, com suporte da IA. O agente conversa com o tutor, entende o que ele precisa, sugere serviços adicionais e já faz o agendamento diretamente no sistema, além de automatizar o envio de lembretes como datas de vacina e próximas consultas”, comenta.
Outro diferencial é a integração de soluções financeiras. A plataforma passa a funcionar como uma fintech especializada no setor veterinário, oferecendo crédito com base no histórico de faturamento do cliente.
“Se uma clínica apresenta receita média mensal de R$ 50 mil, conseguimos oferecer até R$ 100 mil em capital de giro, sem a necessidade de antecipação do recurso com desconto, como normalmente acontece”, detalha Teraoka. A solução também facilita pagamentos com maquininhas e viabiliza o gerenciamento unificado de todos os recebimentos.
Empresa mira dobrar faturamento até o fim de 2025
Hoje, a empresa atende cerca de mil estabelecimentos em todos os estados do Brasil, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. O novo sistema está sendo implementado de forma gradual, com cerca de 10% da base já operando na nova versão. “Estamos fazendo a migração com muito cuidado, priorizando a estabilidade e o suporte técnico para cada cliente. Até o fim do ano, todos já estarão na nova plataforma”, afirma Teraoka.
Com a nova fase, a expectativa da empresa é dobrar o faturamento até o fim do ano. Teraoka acredita que o crescimento virá da ampliação da base de clientes e do maior tíquete médio por conta das funcionalidades financeiras e de inteligência artificial. “Nosso foco é o veterinário de bairro, aquele que está no dia a dia do tutor. É para ele que estamos construindo um ecossistema digital completo, acessível e fácil de usar”, conclui.