Dia Internacional do Hamster: 10 curiosidades do roedor de estimação
Confira alguns cuidados essenciais para garantir a saúde e o bem-estar desses pequenos companheiros
Confira alguns cuidados essenciais para garantir a saúde e o bem-estar desses pequenos companheiros
Nesta terça-feira (12), é celebrado o Dia Internacional do Hamster, o roedor de estimação favorito entre e população, principalmente nos Estados Unidos. A data foi criada com o objetivo de promover o cuidado adequado com esses animais de estimação não convencionais.
Por ser muito inteligente, esse bichinho é capaze de aprender seu próprio nome somente ouvindo o apelido com frequência.
Os roedores de estimação contam com uma característica específica da espécie: seus dentes nunca param de crescer. E esse crescimento pode causar alguns problemas dentários.
Por isso, forneça uma ração equilibrada, com feno para desgaste natural dos dentes, brinquedos e acessórios para a espécie. Seu pet está um pouco dentuço? Procure um veterinário especializado.
Assim como os gatos, esses animais realizam a sua própria limpeza, passando horas se esfregando e lambendo as patinhas para eliminar algumas sujeiras presentes nos pelos. Além disso, gostam de um ambiente limpo e organizado. Portanto, limpe diariamente a gaiola, higienizando os acessórios e, se precisar, dê banho a seco com produtos específicos ou pano úmido.
Os hamsters são originários de regiões mais frias. Isso significa que são animais que preferem temperaturas baixas e não se dão bem em ambientes muito quentes.
Os hamsters adoram exercícios e gostam de brincar durante horas com rodas de corrida, bolas e túneis.
Por mais que sejam dóceis e brincalhões, esses pequenos animais se defendem quando se sentem ameaçados. Portanto, não se assuste caso leve algumas mordidas. Acordar esse pet também pode deixá-lo assustado e fazer com que reaja com os dentinhos.
Mesmo sendo animais pequenos, são muito gulosos e guardam comidas nas bochechas.
Esses pequenos não enxergam muito bem. Eles utilizam os bigodes para se orientar, ou seja, nada de cortar os bigodinhos do seu hamster!
Se cuidado adequadamente, o hamster doméstico pode viver de dois a três anos.
Estuda jornalismo na Universidade Nove de Julho (Uninove) e atua como estagiária no Panorama Pet&Vet. Apaixonada pelo SPFC, também escreve notícias sobre futebol. Já atuou na área de marketing.
Caroline Gomes possui 900 conteúdos publicados no Panorama Pet&Vet. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente