Atendendo a uma necessidade até então negligenciada, uma startup brasileira desenvolveu produtos para cães cegos, com um portfólio que reúne dispositivos para auxiliar na locomoção e nas rotinas dos pets. Desde o lançamento, a Blindog já comercializou mais de 6 mil dispositivos e exporta para 12 países, incluindo Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá e Holanda.
A jornada da idealizadora e CEO Luana Wandecy começou no fim de 2015, durante o Startup Weekend, evento que reúne empreendedores e aspirantes para validar ideias de negócios em 54 horas intensivas. Foi nesse ambiente que a empreendedora não só apresentou sua ideia, como também conheceu Natália Dantas. Na época, ambas eram tutoras de pets com deficiência visual. E a frustração ao não encontrar soluções no mercado as motivou a continuar com o projeto após a oficina.
Em entrevista exclusiva ao Panorama PetVet, Luana revela que o desenvolvimento inicial da Blindog foi desafiador. “Passamos mais de dois anos apenas desenvolvendo o produto, testando cada sensor e ajustando em diferentes tipos, idades e portes de animais”, comenta. Durante esse período, foram criados mais de 60 modelos. “Tudo tinha que ser observado atentamente, pois nossos clientes [os cães] não podiam fornecer feedback direto. Era uma questão de observar e ajustar continuamente”, ressalta.
Além dos desafios técnicos, Luana e Natália também enfrentaram as dificuldades de inserção no mundo do empreendedorismo. Luana é formada em engenharia da computação, mestre em ciência, tecnologia e inovação e MBA em mercado pet, enquanto Natália é graduada em administração e comércio exterior. “Em 2016 e 2017, o conceito de startup ainda era pouco difundido. Tínhamos que descobrir o que isso significava e o que precisávamos fazer para estruturar a empresa”, explica Luana.
Para superar esses obstáculos, a dupla entrou na pré-incubação do Metrópole Parque. Nessa incubadora no Rio Grande do Norte, as sócias receberam o apoio necessário para entender os aspectos jurídicos, financeiros, de marca e design que transformariam a ideia em um negócio bem-sucedido.
Startup de produtos para pets finalmente sai do papel
Três anos após a idealização da empresa, no fim de 2018, a Blindog lançou seus primeiros produtos. Hoje, a empresa oferece o Blindog Tradicional em sete cores, disponível para cães de pequeno, médio e grande porte. Já o Blindog Mini é voltado para cães de porte mini, com menos de 2 kg, e com patinhas curtas, como os famosos salsichas.
“Nossa principal preocupação foi garantir que o aparelho não causasse desconforto ao animal. Desenvolvemos um dispositivo leve, com apenas 40 gramas, que se prende à coleira, um acessório ao qual os cães já estão habituados. Dessa forma, evitamos que eles se estressem com algo novo”, conta.
Segundo Luana, os pulsos vibratórios emitidos pelo aparelho são sutis, servindo apenas para alertar quando o cão está se aproximando de um obstáculo, sem vibrar constantemente a ponto de causar desconforto. Se o animal estiver comendo, bebendo água, deitado ou brincando, o aparelho permanece inativo.
O dispositivo é recarregável, com uma bateria projetada para durar até dois dias, proporcionando conforto tanto para o pet quanto para o tutor. A empresa está sempre buscando melhorias, inclusive com base nos feedbacks dos donos dos pets.
“Essas interações já resultaram em algumas mudanças, como a troca do conector de micro USB para USB-C e ajustes na duração da bateria. Ao longo dos anos, o tamanho e o peso do aparelho também foram reduzidos”, comenta.
Próximos planos da Blindog
Durante a pandemia, Natália deixou a sociedade. Hoje, além de Luana, Amanda Holanda e Lindenberg Andrade, profissionais com experiência no mercado publicitário e no desenvolvimento de software, estão à frente do negócio.
A startup continua comprometida em trazer tecnologia e inovação para o mercado pet, com o desenvolvimento de dois novos produtos. Um deles será focado na segurança dos animais em casa, enquanto o outro será direcionado à saúde, oferecendo suporte a clínicas e hospitais veterinários no cuidado com os pets. Além disso, a Blindog planeja expandir suas linhas para atender gatos até o fim deste ano ou, no máximo, no início de 2025.