ZettaPet inova com sistema de delivery para varejo pet
Provedora de software lança solução para pequenos e médios pet shops, integrada com plataforma do iFood


Pequenas e médias empresas passam a contar com um inovador sistema de delivery para o varejo pet, integrado ao iFood, a lojas virtuais e marketplaces. A ferramenta foi desenvolvida pela ZettaPet, provedora de softwares de gestão para segmentos como estética pet, day care, clínicas e hospitais, e será lançada oficialmente em agosto, durante a Pet South America que acontecerá entre os dias 13 e 15 no Distrito Anhembi (São Paulo-SP).
O programa Zetta Smart Delivery é voltado para pet shops que desejam vender ração, acessórios e outros produtos com mais agilidade. A solução dispõe de um robô automatizado via WhatsApp, personalizado para cada estabelecimento e configurado para rodar em até dois dias.
Segundo Wilson Savegnago, CEO e fundador do sistema de gestão, o robô é capaz de interpretar a mensagem do tutor e concluir o pedido. “Quando o consumidor solicitar uma ração, por exemplo, o robô fará perguntas como marca e tipo de ração, conduzindo o atendimento de maneira prática e eficiente”, afirma.
Além dessa novidade, a empresa também vai apresentar uma inovação voltada às clínicas e hospitais: um sistema de diagnósticos veterinários com o uso de inteligência artificial. O Zlife conta com uma IA que auxilia profissionais a identificar doenças com base nos sintomas apresentados.
ZettaPet evolui de solução única para plataforma completa
Fundada em 2016, a ZettaPet é a divisão pet da Zetta Brasil, empresa que trabalha, desde 2008, com sistemas de gestão na nuvem, muito antes de o modelo se tornar tendência. “Na época visitávamos seis clientes e cinco recusavam o sistema porque não confiavam em deixar os dados na nuvem, ainda mais com uma empresa pequena do interior de Santa Catarina”, relembra o CEO que comanda a operação sediada em Pinhalzinho (SC).
A ZettaPet nasceu de um projeto customizado para um cliente com 20 lojas no estado da Paraíba. “Os pet shops incorporam não apenas a venda de produtos, mas também serviços como clínica veterinária, banho e tosa, hospedagem e creche para animais. Percebemos que estávamos entrando em algo muito maior do que esperávamos, identificando uma oportunidade”, conta.
Crescimento orgânico e presença nacional
A empresa vem dobrando de tamanho ano após ano e chegou a atender 700 clientes ativos em todo o país, com mais de 10 mil usuários. Entre os clientes estão pet shops, que chegam a emitir 400 pedidos de delivery apenas em meio dia, e negócios que faturam até R$ 8 milhões por mês.
Hoje, a ZettaPet conta com 40 colaboradores e 22 revendedores espalhados pelo país, com atuação especialmente nos estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro (RJ). O sistema já é utilizado em todo o território nacional.

Inovações e diferenciais
Outro diferencial é o ZettaPay, um sistema de pagamento próprio que permite ao lojista continuar usando seu banco de preferência, como Sicoob, Sicredi, Banco do Brasil, sem a necessidade de abrir conta em instituições parceiras.
O sistema da ZettaPet abrange todos os módulos essenciais para o mercado pet como gestão estética (banho e tosa), clínica veterinária, day care (hotel e creche), e comercial (lojas de ração, distribuidoras e pet shops). Os serviços são personalizados por usuário, adaptando o sistema à rotina de cada estabelecimento, e os novos clientes contam com treinamentos online ou presenciais.
A empresa está desenvolvendo uma versão em inglês do seu sistema e pretende iniciar a expansão internacional entre o fim deste ano e o início de 2026. Savegnago diz, ainda, que está em conversas com players do mercado e aberto a parcerias estratégicas.
ZettaPet Sede: Pinhalzinho (SC) Fundação: 2016 Colaboradores: 40 Clientes: 2.500 Crescimento: 20% em 2025 |