O uso de legumes e verduras pode ser complementar na dieta canina, mesmo que ela seja baseada apenas em rações. Servem como petisco casual e, no uso correto, levam nutrientes e proporcionam uma melhor saúde para o pet. Mas, também é importante salientar que existem alguns vegetais proibidos para cães.
Confira oito vegetais proibidos para cachorros
- Tomate
A alta acidez do tomate é um fator que o torna nada recomendado para cachorros comerem, já que ele pode machucar o estômago do animal. A presença da toxina natural solanina no tomate também é prejudicial. A intoxicação pode causar problemas gastrointestinais, tremores e fraqueza, e as sementes podem gerar dores no intestino e engasgamento.
- Cebola
Por conter N-Propil Dissulfeto, substância que inibe enzimas do organismo e ataca os glóbulos vermelhos, a ingestão de cebola não é recomendada aos cães. Em altas quantidades de consumo, a cebola pode causar a anemia hemolítica do cachorro. Os principais sintomas de intoxicação nesse caso são: diarreia, alteração do ritmo cardíaco, vômito, urina avermelhada e apatia.
- Folhas e caules dos vegetais
Sempre que for oferecer uma verdura ou legume ao seu animal de estimação, é necessário remover as folhas e caules neles presentes. Como o brócolis e a cenoura, que podem ser ingeridos, mas essas partes dos vegetais podem comprometer o organismo do cão.
- Alho
Caso consumido em baixa quantidade, o alho pode até ser recomendado para os cães, mas se for consumido frequentemente, ele pode causar os mesmos danos da cebola. Ambos possuem a substância alicina, e por conta disso, destroem hemoglobina e ajudam a desenvolver anemia hemolítica, sendo prejudicial.
- Milho
O milho pode ser consumido apenas se for cozido apenas em água e não servido na espiga. O cachorro pode engasgar se comer os grãos do vegetal, podendo obstruir o intestino do animal. O milho enlatado também não é recomendado por conta da alta quantidade de conservantes.
- Batata crua
Assim como o tomate, a batata crua contém a substância solanina. É utilizada para repelir insetos e parasitas, e por conta disso pode ser tóxica para o cachorro, e é extremamente proibida de ser ingerida. Ela afeta o sistema nervoso central e causa problemas gastrointestinais, tendo como sintomas vômito, náusea, diarreia e raramente problemas respiratórios.
Vale lembrar que a batata assada ou cozida pode ser oferecida ao seu pet, sendo restringidas apenas batatas cruas.
- Mandioca
Além de contribuir para a obesidade canina, em excesso, o consumo da mandioca pode causar problemas intestinais como diarreia, vômito e gases. Isso acontece por conta da alta taxa de carboidratos existentes. Pode ser ingerida em baixas quantidades ou cozida, tendo em vista que a crua tem alta toxicidade e é prejudicial ao cão.
- Feijão
Se for bem cozido, sem temperos e em baixas quantidades, o feijão pode ser ingerido pelo cachorro, mas com cautela, já que a substância lectina existente nele pode causar dores no estômago, náusea e vômito. O indicado é que caso oferecer ao cão, ele seja preparado especialmente do jeito dele.
Fonte: Redação Panorama PetVet