Brasil é 2º mercado do mundo na MSD Saúde Animal


A área de saúde animal da MSD ganha relevância no Brasil. O país consolidou-se como o segundo maior mercado global da companhia, atrás apenas dos Estados Unidos.
Em 2022, a companhia registrou R$ 1,7 bilhão de faturamento, 20% a mais do que em 2021. A área de animais de companhia representa 18% no negócio da MSD Saúde Animal e projeta um crescimento de 20% em 2023.
“E o potencial do país é evidente a partir do aumento expressivo de novos tutores e da população de pets, aliado à projeção de melhoria no ambiente econômico”, projeta Jayme Alexandre Dias de Lima, diretor da unidade de negócios de animais de companhia.
O executivo assumiu o comando da divisão pet em setembro de 2022, depois de concluir um ciclo à frente do departamento de Estratégia & Inovação. E é dessa área que partiram algumas das mais recentes novidades no portfólio de 47 SKUs.
Saúde animal da MSD leva tecnologias para clínicas e tutores
O investimento em animais de companhia da MSD Saúde Animal tem como um dos focos a marca Sure PetCare, que, além de produtos tecnológicos, tem uma plataforma que viabiliza o apoio à gestão de clínicas veterinárias. A plataforma foi lançada em conjunto com o microchip com diversas funcionalidades para tutores e veterinários.
“Com o rápido crescimento da oferta de planos de saúde para pets, tecnologias como essa passaram a exercer um papel fundamental ao garantir que aquele animal que está assegurado por aquele plano é o mesmo que o veterinário está atendendo”, observa.
No ano passado a farmacêutica passou a disponibilizar mais três produtos. Um deles é o SureFeed, linha de alimentadores com duas opções. Entre elas está o SureFeed Connect, que armazena dados dos animais de estimação para auxiliar no monitoramento de peso ou para casas com animais de diferentes necessidades nutricionais, já que balanças integradas possibilitam aos tutores medirem precisamente cada porção de alimento. Além disso, é possível monitorar pelo aplicativo o quanto e quando o pet consome de alimento.
Já o SureFeed é um prato que, por meio de uma tampa automática, atua como proteção para os alimentos, mantém a comida mais fresca, evita que as úmidas sequem e que as moscas se instalem.
Ações no PDV
Outro pilar estratégico da companhia é acelerar a geração de demanda por meio de ações de trade marketing. “O objetivo é aumentar o fluxo de clientes na loja física, transformando-a em um centro de experiências para o tutor e o pet. Para isso atuamos fortemente na capacitação das equipes de balcão”, enfatiza.
Outra ação é ajudar o lojista e o veterinário a se posicionarem no ambiente digital. “Temas sobre como se posicionar profissionalmente no Instagram, usar o LinkedIn para captar mais clientes e disseminar informações relevantes em outros canais fazem parte de nosso escopo”, finaliza.