Saiba como fazer soro caseiro para cachorro

soro caseiro para cachorro

O soro caseiro para cachorro é uma alternativa para amenizar o sofrimento de pets que podem ficar desidratados, especialmente durante o verão. Pode também ser dado ao animal em caso de doenças infecciosas, inflamatórias, renais e problemas endócrinos (diabetes e hipertiroidismo). O soro caseiro ajuda a repor os fluidos corporais e contém nutrientes e sais minerais importantes para manter o organismo do cão em equilíbrio.

Os sinais de desidratação em cães também podem ser observados quando ele apresenta diarreia, vômito, fadiga, perda de apetite e febre. São alertas que indicam perda de líquido e os tutores devem estar cientes do quadro. A consulta ao veterinário não pode ser adiada nessas circunstâncias, mas o soro caseiro é sempre uma solução eficaz para a hidratação do amigo quatro patas até que se possa agendar a visita à clínica.

Preparação do soro caseiro para cachorro

A receita básica do soro caseiro para cachorro é bem simples. O tutor precisará de um litro de água mineral ou filtrada, uma colher de chá de sal, três colheres de sopa de açúcar, suco de meio limão espremido, meia colher de chá de bicarbonato de sódio.

Com os ingredientes à mão, comece colocando a água para ferver. Assim que água borbulhar, apague o fogo e despeje o conteúdo em um recipiente de vidro. Em seguida, vá adicionando os outros itens e mexendo com uma colher. Deixe a mistura esfriar e a leve ao refrigerador, onde deve ser conservada por até 24 horas. Após esse prazo, é necessário repetir a receita.

A administração da quantidade de soro depende do peso, idade e das condições em que o animal se encontra. Para filhotes, em geral, são três colheres de sopa. Mas apenas em casos de desidratação leve, associada a sintomas de cansaço, respiração ofegante e olhos saltados. Para cachorros com até 2,5 kg, a dose é de 3 a 5 colheres de sopa em uma tigela ou seringa sem a agulha.

Excesso de exercícios e sol quente

Vale lembrar ainda que cachorro pode ficar desidratado devido a exercícios em excesso, passeios sem proteção sob sol quente e também pouca ingestão de água. Nesse último caso, o soro caseiro pode substituí-la caso o cão esteja evitando bebê-la por algum motivo. Queimaduras e machucados cutâneos mais graves são outros motivos que levam à desidratação de pets.

Por último, o tutor deve ter em mente que não é prudente substituir um tratamento prescrito pelo veterinário por soluções caseiras. Elas funcionam como paliativos em momentos em que não é possível recorrer, de imediato, a um profissional de confiança. Check-ups anuais e vacinação e vermifugação em dia também são fundamentais à saúde do pet.