As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Projeto propõe licença por morte de pet no Chile

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Projeto propõe licença por morte de pet no Chile
Foto: Freepik
Os chilenos vão poder ter um dia de licença em caso de morte de pet. O projeto está em análise na Câmara dos Deputados do país.
A ideia da proposta surgiu após o apresentador de TV José Antonio Neme perder seu cão Duque, um buldogue francês de dez anos.

Em uma declaração nas redes sociais, o jornalista fez um apelo à classe política, pedindo que fosse promovido um projeto de lei que “garanta o direito de cada chileno a viver um dia de luto pela perda de seu animal de estimação”.

Se a iniciativa for aprovada, a lei concederá uma licença especial do trabalho e um dia de ausência da escola no caso de estudantes.

Segundo informações do portal Terra, com base na pesquisa Cadem de 2022, 87% dos chilenos afirmaram que seu animal de estimação é um membro da família, e 67% revelaram sofrer quando algo acontece com seu bichinho.

Qual é o procedimento no Brasil em caso de morte de pet?

Não há uma lei que conceda aos trabalhadores brasileiros o direito de se ausentar do trabalho em caso de falecimento do animal de estimação, como cães e gatos.

A legislação trabalhista do país prevê que os funcionários têm o direito de licença por dois dias consecutivos, sem prejuízo salarial, em caso de falecimento de cônjuge, ascendentes (bisavós, avós e pais), descendentes (filhos, netos e bisnetos), irmãos e outras pessoas que estejam declaradas na sua carteira de trabalho e previdência social, desde que vivam sob sua dependência econômica.

Conhece nossa newsletter?

Receba diariamente as principais notícias do mercado Pet e Veterinário

Mais lidos

OUTRAS NOTÍCIAS