As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Novo programa estimula internacionalização do mercado pet

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

internacionalização do mercado pet
Foto: Canva

Com a proposta de reforçar a internacionalização do mercado pet brasileiro, o governo federal uniu-se ao Instituto Pet Brasil para conectar empresas do setor com fornecedores de serviços de exportação.

A iniciativa, que foi idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), abrange uma plataforma na qual os empreendedores podem acessar desde soluções para o suporte logístico até estudos sobre o mercado estrangeiro.

“O empreendedor brasileiro é muito criativo, qualidade extremamente valorizada lá fora. No entanto, muitos ainda não sabem o que fazer para exportar ou até sabem, mas encontram dificuldades para aprimorar esse intercâmbio”, afirma Nelo Marraccini, presidente do conselho consultivo do instituto.

A empresa que desejar se cadastrar na Plataforma Brasil Exportação não terá que arcar com nenhum tipo de taxa.

Mercado pet cada vez mais internacional 

Também de acordo com Marraccini, apesar das dificuldades elencadas, o mercado pet brasileiro ganha cada vez mais corpo internacionalmente. “Em 2022, foram US$ 435,6 milhões em operações FOB (Free On Board, quando o comprador assume todos os gastos e riscos do frete), um avanço de mais de 5% no ano”, aponta.

A exportação de produtos pet continua a ser um dos motores das indústrias brasileiras que atuam no setor, apesar da crescente alocação de esforços para o mercado interno.

O crescimento das exportações nos últimos dez anos é de 54%. Os indicadores são do Projeto Setorial Pet Brasil, programa de estímulo à internacionalização dos negócios que envolve a Abinpet e o Instituto Pet Brasil (IPB), em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, órgão vinculado ao governo federal.

Os dez países que mais importam produtos do mercado brasileiro respondem por 74% do volume comercializado. E o predomínio no ranking é da América do Sul, com sete nações da região ocupando o top 10.

As quatro primeiras posições pertencem, respectivamente, à Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai. Os Estados Unidos, que chegaram à vice-liderança em 2021, caíram para o quinto lugar. Uruguai, Bolívia, Peru, México e Noruega completam a relação.

Exportação de produtos pet
(principais destinos em %)

Fonte: Apex-Brasil

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS