Pesquisa mostra impacto dos fogos de artifício na saúde dos pets
Levantamento da Petlove revela que mais da metade dos veterinários atende animais afetados por fogos durante festas e comemorações
Levantamento da Petlove revela que mais da metade dos veterinários atende animais afetados por fogos durante festas e comemorações
por Juliana de Caprio em
e atualizado em
O impacto dos fogos de artifício na saúde e no comportamento dos animais de estimação acende o alerta para tutores e médicos-veterinários. Um levantamento realizado pela Petlove aponta que 84% dos pets têm medo dos fogos, problema que se intensifica em períodos de festas e celebrações.
De acordo com a pesquisa, os efeitos do barulho vão além do susto momentâneo. Cerca de 66% dos tutores afirmaram que seus pets já fugiram ou conhecem animais que escaparam de casa por causa dos fogos, aumentando o risco de acidentes, desaparecimentos e traumas. Entre os sintomas mais comuns observados estão ansiedade intensa, medo extremo e sinais evidentes de estresse.
A percepção dos profissionais confirma a gravidade do cenário. Segundo o levantamento, 54% dos médicos-veterinários relataram atender frequentemente animais com problemas de saúde ou comportamento relacionados aos fogos de artifício, enquanto 24% afirmaram que esses casos surgem algumas vezes ao longo do ano.
Entre os quadros observados estão taquicardia, estresse fisiológico e, em situações mais graves, transtornos comportamentais crônicos. Os dados integram a campanha “Chega de Fogos”, da Petlove, que busca conscientizar a população sobre os impactos dos fogos na saúde animal e incentivar práticas mais responsáveis durante comemorações.
Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, produz notícias do setor e para as seções Lançamentos e Vaivém.
Juliana de Caprio possui 109 conteúdos publicados no Panorama Pet&Vet. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente