As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Peixe-palhaço: conheça a espécie do peixinho Nemo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Peixe-palhaço
Foto: Freepik

Você já viu o peixe-palhaço? Esse peixinho ficou conhecido mundialmente por meio do filme “Procurando Nemo”. Ele chama a atenção por sua cor vibrante, vermelho ferrugem e listras brancas e é ideal para quem deseja montar um aquário de água salgada.

Na natureza, a personalidade do peixe-palhaço pode variar conforme o habitat se mostra mais ou menos favorável. Em ambientes pouco amigáveis e mais instáveis, o cardume tende a ser bastante homogêneo. Em ambientes favoráveis, o peixe costuma ser mais individualista e comportamental. A seguir conheça o peixe-palhaço e suas curiosidades.

Espécies de peixe-palhaço

Você sabia que existem outras espécies de outras cores do peixe-palhaço? O Nemo é o mais conhecido, mas há cerca de 30 espécies existentes e podem ser encontrados em cores mais escuras, como preto com listras brancas, amarelados, rosados e laranjas, e a marca principal é a presença das listras brancas que demonstram as pinturas nos rostos dos palhaços.

Peixe-palhaço: onde vivem e relação simbiótica

Esse peixinho pode ser encontrado nos oceanos Pacífico e Índico, onde as águas são mais quentes e rasas. E sua casa é um ser vivo, chamada de anêmona.

Esses dois seres vivos vivem uma relação harmônica de simbiose, que é quando dois indivíduos de espécies diferentes convivem juntos e há troca de benefícios.

Nessa interação, a anêmona fornece moradia e proteção contra predadores desse peixinho. Em troca, os peixes limpam a anêmona e a protegem dos animais que poderiam comê-la.

Curiosidades do peixe-palhaço

Os peixes-palhaços são extraordinários, tendo características e personalidades exclusivas. Abaixo, conheça algumas delas:

Reprodução

Os peixinhos são monogâmicos, ou seja, vivem somente com um parceiro durante sua vida. Após o macho conquistar a fêmea, ela deposita os ovos próximo da anêmona, e o macho os fecunda. Depois disso, a fêmea abandona os bebês, que serão cuidados exclusivamente pelo pai. Eles nascem após uma semana.

Mas o que é mais curioso é que quase todos os peixes nascem machos, característica quase exclusiva desses animais. E o mais curioso é que conforme a necessidade da espécie, os machos se transformam em fêmeas, no processo conhecido como protandria.

Hierarquia

Outra curiosidade bem diferente dessa espécie é a hierarquia do cardume. Quem é o topo da hierarquia é a fêmea, que tem um tamanho maior comparado com o macho. Caso ela morre, o seu macho se transforma em fêmea e vira o novo topo.

Alimentação e dentes

Por viverem em função de sua anêmona, esses peixes acabam se alimentando quase das mesmas coisas que ela, como pequenos crustáceos, larvas e algas.

Agora, quando criados em aquário, podem se alimentar a cada quatro horas com comidas para peixes de água salgada.

Além disso, se o tutor quiser fazer um agrado ao animal de estimação, uma alternativa são os patês à base de pescadoPorém, antes de incluí-lo na dieta do peixe, o recomendado é buscar orientação com um médico veterinário especializado.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!