
Os gatos laranjas, calicos e com pelagem “casco de tartaruga” sempre despertam fascínio devido à sua coloração vibrante e encantadora. Mas você já se perguntou o que explica essas características tão distintas? Dois estudos científicos recentes ajudaram a desvendar esse mistério. Enquanto o pigmento laranja é geralmente associado aos machos, a pelagem “casco de tartaruga” é mais comum nas fêmeas.
Estudos sobre a coloração laranja em gatos
Pesquisadores japoneses e americanos realizaram estudos independentes, cujos resultados foram publicados no repositório científico BioRxiv. Um dos estudos analisou 188 gatos, enquanto o outro investigou a influência genética em 258 genomas felinos.
De acordo com informações do portal Metrópoles, a coloração desses gatos está ligada ao cromossomo X e à sua inativação. Nas gatas com pelagem “casco de tartaruga”, observa-se um padrão de mistura de cores laranja e preta. Já os gatos calicos apresentam uma combinação de laranja, preto e branco. O gene responsável por essa variação é o Arhgap36, que está associado ao cromossomo X.
A pigmentação laranja aparece apenas quando há um único cromossomo X. Os padrões encontrados nos gatos “casco de tartaruga” resultam da presença de dois cromossomos X. Quando duplicado, um dos cromossomos X é aleatoriamente inativado em cada célula, o que cria as manchas de diferentes tonalidades na pelagem das fêmeas.
Segundo o geneticista Greg Barsh, da Universidade de Stanford, um dos responsáveis pelos estudos, alterações em outras funções desse gene poderiam ser letais, mas essa mutação afeta exclusivamente os melanócitos, células responsáveis pela pigmentação da pele e pelagem dos gatos.