Os pets são cada vez mais comuns em nossas famílias e assim como os nomes de humano, os nomes para cachorra ou cachorro se repetem com frequência. Tanto que há quem pesquise isso.
Anualmente, a plataforma DogHero/Petlove faz um balanço sobre os nomes mais famosos para os peludos no ano. Em 2022, a empresa reuniu mais de dois milhões de bichinhos e estudou como eles foram nomeados.
Dentre os nomes para cachorra, a liderança é um clássico e também um xodó aqui da nossa redação: Mel, assim como a nossa mascote. A exemplo de nossa Shi Tzu, mais de 40 mil pets no Brasil carregam esse nome.
Os nomes para cachorra mais comuns no Brasil
Segundo o ranking, os nomes mais comuns são:
- Mel
- Luna
- Nina
- Amora
- Meg
- Lola
- Maya
- Belinha
- Bela
- Pandora
Os nomes mais escolhidos nos “states”
Se por aqui temos rankings dos nomes mais comuns, o mesmo se repete no exterior. Os Estados Unidos, por exemplo, são outro país a prestar atenção nesses detalhes.
Por lá, quem organiza o ranking é a Rover.com. Se Luna ocupa o segundo lugar dentre os nomes para cachorra por aqui, por lá, ele é o favorito dos tutores. Por outro lado, o nosso simpático Mel nem figura no top 10.
- Luna
- Bella
- Daisy
- Lucy
- Lily
- Zoe
- Lola
- Sadie
- Bailey
- Stella
Nome para cachorra ou nome de gente?
Já conheceu alguém que tinha um nome que, na sua cabeça, era de pet, ou então um pet que tinha nome de pessoa? Isso acontece muito, principalmente o segundo cenário.
Acontece tanto que o Washington Post criou uma “calculadora” que diz se seu nome é de humano ou de bicho. Sim, você não leu errado. O veículo cruzou dados dos nomes mais usados para humanos nos Estados Unidos com o de pets para adoção no site Petfinder.
A ferramenta, que você pode utilizar clicando aqui, é simples de usar. Basta digitar o nome e checar se ele consta ou não no banco de dados. Ao apertar enter, o sistema cruzará as informações e fará uma estimativa hipotética dentre quantas pessoas e quantos cachorros, em um grupo de 100 mil espécimes teriam aquele nome.
Por exemplo, usando o nome para cachorra queridinho do Brasil, Mel, chegamos ao seguinte resultado: em um estádio hipotético em que se reunissem 100 mil humanos e 100 mil cães, apenas um humano teria o nome Mel, contra oito cachorros, ou seja, esse é um nome bem mais utilizado para animais.
Ferramenta não funciona bem com brasileiros
Apesar da ideia por trás da ferramenta ser interessante e ser possível utilizá-la por aqui, o resultado não era exatamente o que os brasileiros esperavam. Nomes comuns para humanos por aqui, como Bruno, são amplamente utilizados para cachorros nos EUA.
O choque cultural acaba tornando os resultados mais falhos em alguns casos.
Nome para cachorra: é possível mudar?
Talvez, lendo esse texto, você encontrou um nome perfeito para sua amiga de quatro patas, ou então se deu conta de que escolheu um nome muito comum e não gostou disso.
Veio então a sua cabeça, dá para mudar? A resposta é sim, mas você deve levar em conta outras coisas.
Em primeiro lugar, você precisa entender que a sua cadelinha já está habituada ao nome atual e você terá que recondicioná-la ao novo.
Isso deve ser feito com muito cuidado, afinal, seu pet pode encarar a troca de nome como se estivesse sendo deixado de lado, ignorado, afinal, ele já ligou aquela palavra a coisas boas.
Por isso, saiba que sim, é possível trocar o nome do pet, mas essa é uma atitude que deve ser tomada com muito cuidado para evitar eventual sofrimento.