Negócios veterinários do ES são obrigados a reportar maus-tratos
Lei em vigor exige comunicação imediata ao Núcleo de Proteção aos Animais diante de indícios de violência
Lei em vigor exige comunicação imediata ao Núcleo de Proteção aos Animais diante de indícios de violência
por Juliana de Caprio em
e atualizado em
A proteção animal no Espírito Santo ganhou um novo reforço legal. Já está em vigor a Lei nº 12.653/2025, que obriga clínicas, consultórios, hospitais veterinários, pet shops e demais estabelecimentos do setor a denunciar imediatamente ao Núcleo de Proteção aos Animais (NPA) qualquer indício de maus-tratos ou violência contra animais.
O NPA é vinculado à Delegacia do Meio Ambiente, e a medida tem como objetivo encurtar o tempo entre a identificação do crime e a atuação das autoridades, ampliando a prevenção e a responsabilização dos agressores.
De autoria do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD-ES), a lei reconhece o papel estratégico dos estabelecimentos veterinários na identificação de situações de violência. A expectativa é que a atuação conjunta entre profissionais da área e forças de segurança resulte em mais denúncias qualificadas e investigações mais eficazes.
“Precisamos transformar cada clínica em um ponto de vigilância contra a violência. Quando houver qualquer indício de maus-tratos, a comunicação deve ser imediata. É uma ação concreta para proteger quem não pode se defender”, afirmou o parlamentar.
A legislação determina que devem ser comunicados casos ou sinais de agressão, abandono, mutilação, envenenamento, estresse, pânico e desnutrição, envolvendo animais domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos.
A denúncia pode ser feita por telefone, meios físicos ou canais digitais e deve conter o máximo de informações possíveis que auxiliem na identificação do responsável, contribuindo para a apuração dos fatos.
Estudante de Jornalismo na Fundação Casper Líbero. colabora na produção diária de notícias e dos conteúdos das seções temáticas
Juliana de Caprio possui 130 conteúdos publicados no Panorama Pet&Vet. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente