Natureza Distribuidora prevê triplicar capacidade em 4 anos
Com mais de 4.500 clientes ativos, empresa atende mais de 60% dos municípios de São Paulo


Com quase quatro décadas de operações, a Natureza Distribuidora deu início a um plano para triplicar sua capacidade instalada até 2029. A distribuidora pet já opera dois centros de distribuição em São Paulo, sendo que a matriz ocupa 1.100 m² em Araçatuba (SP) e a filial em Ribeirão Preto (SP). “Essa expansão acompanha o crescimento do mercado e o amadurecimento do setor como um todo”, afirma o diretor executivo Tassio Bueno.
Atualmente, atende cerca de 4.500 clientes ativos, entre pet shops, clínicas, hospitais veterinários e agropecuárias, alcançando mais de 60% dos municípios paulistas, com forte presença especialmente nos municípios de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Marília e Presidente Prudente.
Fundada em 1987 por Nilson Buendia, sócio-proprietário até os dias de hoje, a Natureza nasceu com foco em serviços veterinários, atendendo tanto grandes animais como os de pequeno porte. Na década de 90, passou a atuar como distribuidora pet.
Natureza Distribuidora investe em controle de qualidade
A Natureza Distribuidora mantém cerca de 1.250 SKUs em estoque, divididos em três equipes, cada uma com gestão independente. As marcas atendidas são Zoetis, Farmina, Vetoquinol, Mundo Animal, Bioclin, Syntec, Bioctal, Biosyn e Megazoo.
Com uma equipe de 140 colaboradores, a empresa aposta em logística eficiente, equipe altamente capacitada, controle de qualidade com certificações ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (meio ambiente), e tecnologia de rastreabilidade para garantir segurança e agilidade em toda a operação.
“Como trabalhamos com marcas consolidadas, licenciadas e reconhecidas pela sua qualidade, mantemos internamente um rigoroso controle em todas as etapas. Da entrada até a entrega, cada etapa é pensada para preservar a integridade dos produtos e manter a confiança dos nossos clientes”, explica Bueno.

Aliança com a Andipet fortalece atuação
No intuito de ter participação mais ativa no setor, a Natureza associou-se, em agosto de 2024, à Andipet – principal entidade representativa das distribuidores pet do país.
“A entidade proporciona acesso a dados estratégicos, promove discussões relevantes, incentiva o networking entre distribuidores e a indústria, e viabiliza o intercâmbio de experiências e boas práticas. Esse ambiente colaborativo fortalece todo canal e amplia nossa capacidade de resposta diante dos desafios do setor”, reflete o executivo.
Presente em todas as edições da Pet South America, a distribuidora marcará presença mais uma vez nos dias 13, 14 e 15 de agosto, na feira e também no Encontro dos Distribuidores promovido pela entidade. “É sempre um momento importante para estreitar laços, captar tendências e renovar nosso compromisso com a excelência”, ressalta.

Companhia apoia o sell-out e está de olho no consumidor
Com previsão de crescimento de 20% em 2025, a Natureza acredita no papel estratégico do distribuidor como agente de desenvolvimento do varejo pet. Um dos principais diferenciais citados por Tassio é o investimento constantemente em ações de sell-out, campanhas de incentivo, treinamentos para lojistas e veterinários, além de um marketing ativo que desenvolve jogos e materiais personalizados para movimentar o varejo.
De olho nas mudanças de comportamento do consumidor, a empresa também observa um crescimento expressivo na busca por produtos premium, naturais, suplementos e itens voltados à saúde preventiva, em linha com a tendência de humanização dos pets.
“O tutor moderno busca produtos que ele também usaria, com qualidade, propósito e impacto positivo no bem-estar do animal. Quem souber se comunicar com esse público, oferecendo valor agregado e experiência, vai liderar o futuro do setor”, conclui.
Natureza Distribuidora Fundação: 1987 Sede: Araçatuba (SP) Estrutura: dois centros de distribuição no interior paulista, com matriz em Araçatuba (1.100 m²) e uma filial de 500 m² em Ribeirão Preto SKUs: 1.250 Capilaridade: atende mais de 4.500 pet shops, clínicas, hospitais veterinários e agropecuárias |