O mercado pet é um dos mais aquecidos da atualidade e ganha atenção de uma importante rede regional do varejo do Nordeste. É o caso do Grupo Mateus, que reforça sua atuação no setor no estado do Maranhão. As informações são do Brazil Journal.
Sediada em um estado pouco explorado pelas gigantes do mercado pet, a Armazzem Pet, iniciativa da varejista no canal, vê um terreno fértil para fincar sua bandeira.
Para se ter uma ideia, não há nenhuma loja da Cobasi no estado e a Petz possui apenas uma unidade. A maior rede da região é a Terra Zoo, que conta com 13 megastores, voltadas também para a agropecuária e jardinagem.
O projeto, que ainda está em fase piloto, já conta com três lojas em São Luís (MA). Para impulsionar o novo negócio, o Grupo Mateus usará sua estrutura de logística e ecommerce, já madura por sua atuação supermercadista.
Mercado pet apresenta desequilíbrio
Enquanto o mercado pet maranhense vê uma ausência de grandes players, outros estados concentram quase metade do mercado no país. É o caso de São Paulo, quando o assunto são as empresas de higiene e embelezamento para pets.
O estado concentra quase 40% dos empreendimentos do setor. De acordo com dados do DataSebrae, são 53.359 empresas do tipo no Brasil, das quais 20.889 ficam em São Paulo.
“O mercado pet no Brasil é um dos mais promissores. A paixão dos brasileiros pelos animais de estimação tem impulsionado esse setor de forma notável”, analisa Junior Talhaferro, fundador da Perto Pet, franquia de estética para pets.
Mais uma franquia a vista?
Com um custo de R$ 1,5 milhão por loja, o Grupo Mateus não descarta estrar no mundo de franquias para o mercado pet. E os primeiros resultados servem de respaldo para um maior investimento na área.
De acordo com a varejista, as vendas na primeira semana do projeto-piloto ficaram acima do esperado.
“Ainda é uma fase piloto e, antes de pensar em passos maiores ou expansão, estamos testando um modelo que já conhecemos bem”, explica o CFO do Grupo Mateus, Túlio Queiroz.