Inteligência artificial avança no varejo pet
Estudo mostra que tecnologia ganha força em marketing, atendimento e personalização da experiência do tutor
por Juliana de Caprio em
A inteligência artificial (IA) deixou de ser apenas uma tendência para se consolidar como uma ferramenta real e estratégica no varejo pet. Uma pesquisa conduzida pela Zucchetti Brasil em parceria com a Central do Varejo revelou que impressionantes 59% das empresas do setor já utilizam soluções de IA em suas operações.
A tendência é de aceleração, com a grande maioria – 90% das companhias – planejando ampliar os investimentos nas tecnologias nos próximos meses. O uso da IA está diretamente ligado à busca por maior eficiência operacional e por uma melhor personalização da experiência do tutor. O estudo detalha que as aplicações mais frequentes estão concentradas em marketing e conteúdo (57%), sumarização de textos e transcrições (54%) e atendimento ao cliente (54%).
Os resultados práticos do investimento são notáveis, 87% dos entrevistados confirmaram que a IA aumentou a produtividade de suas empresas. Além disso, a visão de futuro é clara, com 73% dos participantes acreditando que o atendimento ao cliente ainda possui o maior potencial de evolução com a tecnologia.
Visão estratégica e o futuro do setor pet
O avanço tecnológico reflete a necessidade das empresas de se conectarem de forma mais profunda com o consumidor, que busca conveniência e personalização.
Para o diretor de varejo da Zucchetti Brasil, Bernardo Rachadel, “as empresas estão usando a IA para entender o comportamento do cliente e oferecer experiências mais personalizadas, algo essencial no mercado pet, que é movido por vínculo emocional e conveniência”.
No setor pet, a inteligência artificial está pronta para transformar processos que vão além do e-commerce. “A tecnologia tende a aprimorar o atendimento ao tutor, dar mais precisão à gestão de estoques, otimizar o marketing preditivo e até oferecer suporte em clínicas e hospitais veterinários”, acrescenta.