Farmina investe R$ 45 mi em CD para dobrar produção no Brasil
Empresa faturou R$ 400 milhões em 2024, o que representa uma expansão de 25% em comparação com o ano anterior
A Farmina Pet Foods inaugurou nesta terça-feira, dia 16, seu primeiro centro de distribuição (CD) na América Latina, com aporte próprio de R$ 45 milhões. O Panorama PetVet esteve no evento de lançamento na sede do complexo, em Bragança Paulista (SP), a convite da empresa.
“Esse investimento vai possibilitar maior agilidade logística e capacidade de carregamento, mais espaço para armazenamento de produtos fabricados no Brasil, assim como a linha importada de úmidos”, conta Marcelo Hara, diretor-geral para a América Latina. O evento teve a presença de executivos da empresa, do prefeito Edmir Chedid (União), da vice-prefeita Gislene Bueno (União) e de representantes do Legislativo.
Fabricante de pet food italiana fundada em 1965, a Farmina entrega para mais de 60 países soluções nutricionais customizadas para cães e gatos. O funcionamento do novo CD marca um novo ciclo de expansão da companhia, tendo o Brasil como uma das prioridades. A multinacional italiana projeta duplicar a capacidade produtiva em território nacional, atualmente em torno de 3,5 mil a 3,8 mil toneladas por mês.
A Farmina chegou no país por Curitiba (PR) em 2002, por meio de importação. Dois anos mais tarde, a companhia iniciou a produção local com terceirização e somente em 2009 passou a operar uma planta própria. “A conquista desse CD representa um dos nossos maiores investimentos após nossa instalação no Brasil”, comenta Hara.

Farmina mira maior eficiência
O espaço de 10,5 mil m², localizado em frente à unidade fabril da empresa, foi doado pela prefeitura como parte do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico (Pró-Indústria e Pró-Emprego). A iniciativa visa impulsionar a economia local e deve resultar na criação de 150 empregos diretos e indiretos, segundo a companhia.
O armazém está interligado à fábrica por uma passagem subterrânea com elevação de 16 metros de altura. No local serão estocadas embalagens, produtos secos produzidos e embalados na fábrica anexa e a linha importada de alimentos úmidos.
Com a nova infraestrutura, os alimentos produzidos na unidade de Bragança Paulista serão separados e embalados de acordo com o lote de cada pedido. Depois, vão seguir pelo túnel subterrâneo até o armazém de onde serão realizados os carregamentos dos caminhões.

Multinacional italiana reforça o Brasil como hub de exportação
Além de posicionar o Brasil como hub de negócios da companhia na América Latina, o país ganha peso como polo exportador para 14 países da América Central e do Sul. Esses mercados já respondem por 30% do volume de vendas. Os demais 70% abastecem em torno de 10 mil pet shops e clínicas veterinárias em território nacional.
A planta brasileira é uma das três mantidas pela Farmina em âmbito global. Além da matriz, localizada na cidade de Nola, na Itália, há ainda sites de produção nos Estados Unidos e na Sérvia. “Estamos de olho nos mercados da América do Sul que têm apresentado movimento de maior abertura ao comércio internacional”, diz Hara. Na região, a empresa tem Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai como os principais mercados exportadores.

| Farmina Fundação: 1965; desde 2002 no Brasil Unidade fabril e centro de distribuição no Brasil: Bragança Paulista (SP) Investimento do novo CD: R$ 45 milhões Segmento: alimentação super premium para cães e gatos SKUs: 300 Colaboradores: 400 Faturamento: R$ 400 milhões em 2024 |