Um novo estudo da Zeeng revela o desempenho dos grandes pet shops nas redes sociais. A plataforma, especializada no monitoramento de empresas e produtos no ambiente digital, analisou a presença online de quatro grandes marcas – Petz, Cobasi, Petlove e Petland Brasil.
Atualmente, essas empresas figuram entre as maiores do setor pet no país. A Petz opera com 262 lojas físicas, enquanto a Cobasi conta com 240 unidades. Nativa digital, a Petlove soma cerca de 10 milhões de visitas mensais, considerando site e apps, além de gerenciar 11 lojas. Por fim, a Petland Brasil, rede norte-americana, contabiliza 365 PDVs – sendo 132 franquias e 140 afiliadas que operam sob sua marca, mas sem usar o nome Petland.
A Zeeng avalia as marcas com notas de 0 a 10, baseada base em dois critérios: engajamento em publicações nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e presença orgânica em notícias (negativas e positivas). Nesse ranking, a Cobasi lidera com escore de 7,52, seguida da Petlove (5,62), Petz (4,55) e Petland Brasil (3,31). Entre 16 de março e 13 de abril de 2025, as quatro marcas juntas veicularam 120 conteúdos nas três plataformas. A média foi de 17 postagens no Instagram, seis no YouTube e cinco no Facebook, reforçando o Instagram como o canal prioritário para as empresas do setor.
O levantamento também examinou o volume de publicações das marcas nas redes. No Facebook, das 23 postagens, 12 foram da Petz. No Instagram, a Cobasi respondeu por 25 das 68 publicações. A exposição no YouTube também teve o predomínio da Cobasi, com 13 inserções, sendo 26 vídeos no total. A Petland não teve presença no Facebook e no YouTube durante o período analisado. Já a Petlove não realizou publicações no Facebook.
Entre os grandes pet shops nas redes sociais, Petlove domina Instagram
A presença dos grandes pet shops nas redes sociais está mais concentrada no Instagram. Nessa mídia, a Petlove detém um ativo social de 1,5 milhão de seguidores. Completam o ranking a Petz (890 mil), Cobasi (670 mil) e Petland Brasil (110 mil).
“Essa é uma rede social onde conseguimos ter uma troca mais próxima com os petlovers, identificar as nossas comunidades e testar formatos diversos de conteúdos”, conta André Romeiro, CMO da Petlove, ao Panorama PetVet. Ele explica que, em cada mídia, a marca utiliza materiais diferentes, mas sempre alinhados com o objetivo de marca. “Essa personalização nos permite uma aproximação com o público, justamente para entregar o que eles querem ver da Petlove”, acrescenta.
No Facebook, a liderança é da Petz, com 1,5 milhão de seguidores. A Petlove tem 1,1 milhão, seguida pela Cobasi, com 620 mil e, novamente por último, a Petland Brasil, com 69 mil. No YouTube, o número de seguidores é consideravelmente menor. A Petz e a Cobasi têm 280 mil cada, depois aparece a Petlove com 260 mil e a Petland Brasil com 2,8 mil. No total, as quatro marcas somam 7,3 milhões de seguidores, um crescimento de 12,3% em relação a junho de 2024, quando o total era de 6,5 milhões.
Ativo social das gigantes do varejo pet
(total de seguidores nas redes sociais em milhões)
Os conteúdos com mais curtidas
Entre os seis posts com maior engajamento, três são da Cobasi. O destaque vai para a publicação de 26 de março de 2025, no Instagram, em formato de carrossel.
A ação promocional/interativa conquistou 4,25 mil curtidas e mais de 8,5 mil comentários. O segundo maior sucesso foi um vídeo da Cobasi publicado em 18 de dezembro, também no Instagram. O post teve mais de 8,8 mil curtidas e 153 comentários, promovendo a plataforma Minha Loja Cobasi, com dicas para gerar renda extra sem sair de casa.
A Petz aparece com dois posts no ranking, e a Petlove com um. A Petland ficou na 11ª posição, com um carrossel no Instagram publicado em 28 de março, que mostrava um cãozinho e a chegada do outono. O post teve 92 curtidas e oito comentários.