Entenda como funciona o sono dos pets


A saúde dos pets não se resume apenas a uma boa alimentação e vacinas em dia. O sono também é um fator importante no bem-estar dos animaizinhos. Assim como os seres humanos, eles precisam dormir para recarregar suas energias e manter sua saúde física e emocional. A seguir, entenda os hábitos de sono dos pets.
Quantas horas deve durar o sono dos pets?
A quantidade de horas que nossos amigos de quatro patas devem dormir varia com a idade e a espécie. Geralmente, os gatos dormem entre 12 e 18 horas por dia, especialmente quando mais velhos. Além disso, os bichanos podem ser mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer.
Já os cachorros costumam dormir cerca de 11 horas quando filhotes e de oito a 13 horas na fase adulta, sendo mais ativos à noite.
Ciclo do sono de cachorros e gatos
Você sabia que os cães e os bichanos também possuem relógio biológico que orienta suas atividades ao longo do dia?
Os cachorros costumam ajustar seus padrões de sono aos de seus tutores, embora a duração e a frequência variem. O sono deles é dividido em três estágios: NREM, caracterizado por um despertar rápido, relaxamento muscular e eventualmente um sono profundo; o estágio REM, onde ocorrem os sonhos e os olhos podem se mover rapidamente; e a fase SWS, que é uma transição entre os estágios de sono mais leve e mais profundo.
O ciclo de sono do gato é semelhante ao dos cachorros. Os felinos também experimentam estágios de sono NREM e REM, podendo variar em duração e profundidade.
Sono dos pets: eles preferem ambientes claros ou escuros?
Tanto cachorros quanto gatos preferem dormir em ambientes escuros para garantir um descanso de qualidade. A luz pode interferir na produção de melatonina, essencial para um sono saudável em ambos os animais.
Portanto, reserve espaço escuro e tranquilo para o peludo dormir confortavelmente. Além disso, escolha uma caminha adequada ao tamanho e às preferências do seu pet. E lembre-se de mantê-la limpa e higienizada.