As distribuidoras pet unem-se em torno de uma convenção exclusiva entre os dias 16 e 18 de agosto no Green Place Ibirapuera (São Paulo-SP). Organizado pela Andipet – Associação Nacional dos Distribuidores de Produtos PET, o evento terá pela primeira vez a capital paulista como sede e promete também mobilizar executivos da indústria e líderes de opinião no varejo.
Além da assembleia anual da entidade, a programação prevê palestras com dados e insights sobre oportunidades do mercado, bem como simpósios focados em temas sensíveis aos negócios – entre os quais finanças, vendas, tributação e inteligência artificial.
A temática escolhida para a edição deste ano foi Construindo o Futuro da Distribuição Pet/Vet pelo Brasil. “Ela reflete muito bem o propósito do encontro e da associação, cuja bandeira é colaborar para o desenvolvimento de toda a cadeia, incluindo lojistas, pet shops e clínicas veterinárias”, comenta Paulo Cesar Maciel, presidente da Andipet.
Distribuidores pet discutem setor sob a ótica do varejo e da indústria
A agenda inicial, em 16 de agosto, será integralmente dedicada à Pet South America. As mais de 50 distribuidoras associadas, que atendem em torno de 80 mil PDVs, poderão interagir com fabricantes e varejistas durante a feira.
Em 17 de agosto tem início a rodada de apresentações. O primeiro painelista será o consultor Rogerio Lima, que destacará as possibilidades de evolução do setor pet a partir de uma análise comparativa com o mercado farmacêutico. Na sequência, Victor Vieira, diretor executivo do IEV – Instituto de Especialização em Vendas, elencará nove pilares nos quais os empresários devem se concentrar para fortalecer as operações.
A parte da tarde do dia 17 terá como palco o auditório exclusivo da Andipet na Pet South America, no São Paulo Expo, com palestras lideradas por nomes de referência no segmento. Angelo Wan, diretor da PetLand Distribuidora, avaliará a relevância da inteligência humana e da administração de pessoas nas organizações.
Já o olhar da indústria fundamentará a apresentação de Marcelo Hara, diretor geral da Farmina Pet Foods. Ele ressaltará o papel do distribuidor para acelerar a digitalização do mercado pet e a necessidade de orientar os times de vendas para as mudanças no comportamento de consumo.
Pesquisas e novas oportunidades de negócios
O último dia terá uma sessão de debates entre os distribuidores, com base em tendências lançadas por Cristiano de Sá, diretor de marketing da fabricante de medicamentos e suplementos Vetnil. A agenda ainda contempla uma pesquisa inédita sobre o desempenho do setor no primeiro semestre deste ano e as perspectivas para o restante de 2023.
A Andipet também divulgará novas parcerias em prol do estímulo à modernização do setor, o que inclui um acordo inédito com a Caixa Econômica Federal e um projeto para incentivar as conexões comerciais de pet shops.