Os animais de estimação ganham cada vez mais espaço e relevância nas famílias latinas e caribenhas, segundo análise realizada pela Visa Consulting & Analytics. O investimento em itens que envolvem o bem-estar dos bichinhos cresceu e movimentou significativamente o mercado pet no último ano. Levantamento feito pela consultoria da Visa mostra que o número de transações com credenciais Visa para compras presenciais e online no segmento aumentou mais de 35% entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período de 2021 no Brasil.
O levantamento também identificou que o número de transações Visa nas compras virtuais em lojas de Pets, cresceu 22% neste mesmo período. A partir da análise desse mercado no mundo digital, para a consultoria, os brasileiros, atualmente, continuam fazendo compras online para seus animais de estimação, o que impulsiona os estabelecimentos comerciais a manterem seus canais virtuais de vendas.
Crescimento do mercado pet na América Latina e Caribe
Na América Latina e Caribe, o crescimento total foi de 30% entre o primeiro trimestre de 2021 e de 2022. A separação das performances por país em termos de número de transações Visa realizadas em compras de produtos para animais de estimação entre os primeiros meses de 2022 e 2021 mostra que Brasil e Panamá registraram um crescimento superior à média da região. Chile, Costa Rica, República Dominicana e Porto Rico cresceram entre 20 e 30%, e Argentina, Peru, Guatemala, Colômbia, Equador e Uruguai registraram crescimento acima de 10%.
O número de transações Visa em lojas virtuais do segmento pet da região continuou crescendo no primeiro trimestre de 2022 em relação a 2021, aumentando 37%. Argentina, Uruguai, Guatemala e Colômbia foram os países que registraram os maiores crescimentos no número de transações Visa online em estabelecimentos voltados aos animais de estimação entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período de 2021, com um aumento acima de 40%. Brasil, Chile e Equador estão logo atrás com uma média de transações online superior de 20% a 30% em relação aos números de 2021.
“Nossa análise mostrou que as empresas que investiram em sua operação online durante a pandemia devem manter esse canal, já que ele ganha cada vez mais adeptos na região”, comenta Javier Vazquez, head da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e Caribe.
Fonte: Panorama PetVet