Comparador de preços quer ampliar visibilidade de pet shops
Plataforma PetCerto iniciou operações neste ano


O PetCerto é o primeiro comparador de preços de produtos para animais de estimação. Lançada em abril de 2025 pelos paulistanos e entusiastas da tecnologia Angelo Alves e Cezar Augusto Machado, a plataforma pretende estimular pequenos e médios pet shops, ajudar a indústria a compreender melhor quem são essas lojas e, claro, facilitar a vida dos tutores na busca pelos itens desejados.
“Nosso ponto de partida foi pensar em como poderíamos atender o pequeno e médio varejo pet com tecnologia e inteligência artificial”, afirma Machado. Os sócios nunca atuaram no setor pet, mas a experiência com comparadores de preços é antiga.
Formados na área de tecnologia, a parceria entre eles é de longa data. Primeiramente, criaram uma empresa de desenvolvimento de software, que foi vendida. Depois, há 15 anos, fundaram o CliqueFarma, um comparador de preços para produtos da área de saúde, voltado às farmácias. Em 2021, a empresa foi adquirida e os dois permaneceram à frente da operação até o fim de 2024.
Assim como o CliqueFarma, o PetCerto nasceu de uma necessidade pessoal. No primeiro caso, a busca por medicamentos a preços acessíveis. No segundo, a vivência como tutores de pets. Alves está à frente das áreas comercial e de marketing, enquanto Machado lidera a estrutura tecnológica da startup.
O funcionamento da plataforma é simples. O tutor pesquisa o produto desejado, como rações, medicamentos ou brinquedos, e o sistema apresenta uma lista com os preços praticados por diferentes lojas online. Atualmente, informações sobre frete ou prazo de entrega não são exibidas, mas é possível selecionar filtros por departamento, como cachorros, gatos e pássaros; categorias, entre as quais rações, acessórios e higiene; e fabricantes.

Comparador de preços pet passa pelos mesmos desafios do canal farma
Os sócios contam que, ao iniciarem no varejo farmacêutico, encontraram um cenário pouco digitalizado e enxergam atualmente uma situação similar no mercado pet. “Há dez anos, vimos as grandes redes se consolidando enquanto farmácias de bairro enfrentavam dificuldades para competir”, relembra Machado. “Hoje, no setor pet, cerca de 90% do mercado está com os pequenos e médios, e muitos ainda operam de forma offline. É com esses que queremos atuar“, completa.
Estrutura enxuta e planos de expansão
A plataforma é atualmente tocada apenas pelos dois fundadores, com apoio de parceiros em áreas como design, tecnologia, infraestrutura e gestão de servidores. Segundo eles, a empresa está em fase de crescimento e aprimoramento do produto.
Com relação ao modelo de negócio atual, as empresas que desejam integrar o PetCerto precisam, obrigatoriamente, vender seus produtos online. Após 90 dias na plataforma, o modelo de monetização passa a ser comissionado, com um percentual sobre cada venda realizada.
Nos próximos meses, o PetCerto vai expandir sua atuação para além da comparação de produtos. A ideia é incluir serviços como agendamentos com pet shops e médicos veterinários, construindo um ecossistema completo para que o tutor encontre tudo o que precisa sem sair da plataforma.
A expansão também incluirá novos canais. Um assistente com inteligência artificial será lançado em breve no WhatsApp, permitindo aos usuários pesquisar e comprar diretamente pelo app. Posteriormente, a mesma funcionalidade será levada para a web. Outra frente que os empreendedores pretendem explorar são os pet shops de bairro que ainda não têm e-commerce.
“Queremos chegar ao ponto de viabilizar agendamento de serviços, entregas locais, até mesmo com um parceiro de delivery, conectando os tutores com o pet shop da vizinhança, mesmo que ele não tenha loja online”, conta Machado. A evolução da plataforma também prevê novos filtros de busca, como localização e tipo de loja, para tornar a experiência ainda mais personalizada.
Atualmente, o PetCerto atua em dez estabelecimentos ativos (Petyard, PetCamp, Cobasi, PetCenter Express, Tudo de Bicho, Tonicão, Petz, Polipet, AZ Petshop e NatusFarma). A meta é ampliar essa rede até o fim do ano, mas o número exato de novas adesões não foi divulgado. A operação cobre todo o território nacional, desde que a loja parceira viabilize entregas em todo o Brasil.
O comparador de preços oferece ainda conteúdos educativos e dicas para ajudar os tutores na hora de escolher os melhores produtos para seus pets. Nesta semana, foi lançada na plataforma a Raça.AI, ferramenta de inteligência artificial que ajuda a mapear as raças de cachorros ideais para cada rotina, estilo de vida e ambiente.