O hábito de coçar as orelhas é uma tradição comportamental dos cães. Ver o animal inclinando a cabeça, e movimentar a pata dianteira ou traseira rapidamente para se livrar de alguma irritação na região não é uma raridade, mas que gera muita dúvida nos tutores.
Afinal, esse não é um hábito tão comum para os seres humanos, mesmo que seja um padrão para os amiguinhos de quatro patas. As orelhas são regiões sensíveis no corpo do animal, e apesar de ser um comportamento comum, a coça demanda atenção de toda família.
Pode ser que o seu pet não tenha o hábito de coçar as orelhas com tanta frequência, o que é normal pela biologia dos cães. Porém, quando o incômodo se torna constante e implica em problemas para a vida do animal de estimação, é necessário que o tutor se certifique da causa e, junto de um médico veterinário, tome as melhores medidas para cuidá-lo.
Quer saber o que pode estar causando coceira na orelha do seu cachorro e o que fazer nesses casos? Acompanhe a linhagem a seguir.
Por que meu cachorro não para de coçar as orelhas?
Existem algumas explicações para o comportamento dos cães de coçar as orelhas, com frequência ou não. Confira quais são e as recomendações a serem seguidas na situação:
- Sujeira nas orelhas
A limpeza auricular deve ser uma prioridade quanto à higiene dos cães. O não seguimento desse hábito pode culminar nos cães coçar as orelhas com tanta frequência, já que acumula sujeira na região e faz com que não irrite e nem cause nenhuma infecção ao animal. Sabendo disso, certifique-se de manter uma limpeza regular dos ouvidos do pet, visando evitar a proliferação de fungos e bactérias e o desenvolvimento de maiores problemas.
Se o cachorro tiver as orelhas grandes e/ou caídas é necessário que o tutor tenha mais atenção ainda para esse problema. Os cães nesta condição, geralmente, têm a região mais abafada e úmida, demandando mais cuidados.
- Otite canina
A ação de coçar as orelhas se torna mais constante quando o cão tem otite canina. É uma das doenças mais comuns relacionadas ao ouvido desses animais, e também é causada pela pouca limpeza da orelha do pet. Essa inflamação é impulsionada por corpos estranhos no canal auditivo, desde uma simples folha ou poeira, até insetos ou bactérias, em geral, inflamadores do local.
Outra forma de incidência da otite canina pode ser através de alergias crônicas e parasitas que rondam a saúde do animal. Esse problema causa bastante dor no animal, que chora constantemente quando mexe na região, resultando em excesso de cera, mau odor, perda de audição e até de apetite. No caso de otite canina, busque um médico veterinário que indicará o melhor medicamento para a dor.
- Pulgas e carrapatos
Grandes malfeitores na vida dos cães, as pulgas e os carrapatos podem ser causadores de muitos problemas auriculares nos pets. Tanto eles, quanto outros parasitas e os ácaros, responsáveis por sarnas, podem motivar o cachorro a coçar as orelhas com frequência. De acordo com a gravidade da incidência desses bichinhos, mais forte ou mais fraco serão o incômodo e a coceira, podendo até resultar em maiores infecções.
Para não deixar esses problemas chegarem perto de seu cão, promova o uso de shampoos específicos, sabonetes, medicamentos e produtos que livrem o ambiente de pulgas, carrapatos e os demais parasitas. Se o cachorro estiver coçando muito as orelhas, leve a um médico veterinário pois essa pode ser a motivação da consequência.
- Alergias e dermatites tópicas
A coceira constante dos ouvidos pode ser influenciada por alergias e dermatites tópicas que atormentam o organismo do animal. Esses problemas de pele também podem acometer a região interna das orelhas do cachorro, já que é composta por pele e é comum que, sem os devidos cuidados e tratamentos dermatológicos possa ocorrer alguma incidência.
Fique atento com as alergias no canal auditivo do animal, pois muitas vezes o tutor é pego desprevenido sem mesmo saber porque o cão está a coçar as orelhas com tanta periodicidade. Na ocorrência, é indicado que a família busque por ajuda de um médico veterinário para recomendar o tratamento correto. Alerta também para alergias alimentares, que não são causadas por problemas de pele.
- Fungos e bactérias
Por fim, mas não menos importante, vêm os fungos e bactérias. É normal que qualquer infecção causada por sua proliferação resulte em sintomas como inchaço, ardor e coceira. Já que a parte interna das orelhas dos cães se apresenta um ambiente adequado para a vivência desses problemas, é comum que o hábito de coçar as orelhas seja influenciado por isso.
Olhos abertos para esse problema, porque ele pode se estender para além de apenas uma infecção comum. Há casos mais graves onde o tímpano pode ser afetado, acometendo mais partes do canal auditivo do animal e demandando diagnostico e tratamento indicados por um médico veterinário de confiança.