Brasil amplia presença no setor com exportação para o México
Certificado Sanitário Internacional viabiliza entrada do país em mais esse mercado


A exportação ao México está autorizada para produtos brasileiros voltados à alimentação de pets. O governo mexicano aprovou, na última semana, o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) que permite a operação.
A medida representa uma importante conquista para o setor brasileiro de nutrição para animais de estimação, que agora poderá ampliar seus negócios em um dos mercados mais promissores da América Latina.
Com cerca de 130 milhões de habitantes e um elevado número de animais de estimação, o México ocupa o segundo lugar no ranking latino-americano de consumo de produtos pet, atrás apenas do Brasil.
Em 2024, as importações mexicanas de produtos agropecuários brasileiros ultrapassaram US$ 2,9 bilhões (R$ 16 bi), com destaque para o complexo soja, proteínas animais, café e produtos florestais.
Com essa abertura, o agronegócio brasileiro atinge a marca de 393 novos mercados acessados desde o início de 2023. O resultado é fruto da atuação conjunta do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que vêm trabalhando para expandir o alcance global dos produtos nacionais.
O Panorama PetVet tentou contato com o Mapa e o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), mas não teve retorno até a publicação deste texto.
Exportações de produtos pet crescem em meio a desafios
Alta tributação, preço elevado de fretes e barreiras sanitárias comprometem um avanço mais rápido das exportações de produtos pet. Esses são alguns dos desafios citados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para o incremento das vendas desses itens a outros países, que equivalem a menos de 0,92% do comércio exterior.
Mas apesar dessa conjuntura, o ano passado foi o melhor da história do setor nesse quesito desde 2014. O montante exportado totalizou US$ 580,6 milhões (R$ 3,3 bi), segundo análise da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Rações e petiscos representaram 86% das exportações brasileiras, somando quase US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões). Em seguida, vêm os produtos de pet care, com US$ 67,6 milhões (R$ 383 milhões e 12%) exportados. Ingredientes, produtos veterinários e animais vivos representam 2%.