A atuação do iFood no mercado pet já abrange 2 mil pet shops em 244 cidades brasileiras e reforça o setor como uma das apostas da plataforma. A companhia está de olho no segmento que prevê movimentar R$ 77 bilhões em 2024, índice 12% superior ao de 2023, segundo estimativas da Abinpet e do Instituto Pet Brasil (IPB).
A maior foodtech da América Latina, com oito anos de operações, aposta no fato de que 57% dos seus 55 milhões de clientes ativos são tutores e realizam, em média, quatro compras mensais.
O diretor comercial do iFood, Murilo Massari, compartilhou com o Panorama PetVet a expectativa de crescimento do app nessa vertical nos próximos anos. Ele revelou que a expectativa é crescer acima de 50% ao ano, tendência que já vem acontecendo nos últimos dois anos.
“Para alcançar esse objetivo, estamos focados em expandir a cobertura de nossas lojas parceiras, aumentar o portfólio de produtos, aprimorar a experiência do usuário e fortalecer parcerias estratégicas com fornecedores e lojistas do setor. Acreditamos que com essas iniciativas conseguiremos não só atender à crescente demanda, mas também proporcionar uma experiência de compra mais conveniente para nossos clientes que possuem pets”, afirma.
O iFood utiliza dados de compras e inteligência artificial (IA) para otimizar e personalizar a experiência de compra dos clientes. “Compreendendo melhor o perfil dos nossos usuários, conseguimos oferecer recomendações de produtos e promoções específicas. Além disso, esses dados nos ajudam a identificar lacunas no mercado e a desenvolver parcerias estratégicas para o nosso negócio”, ressalta.
E as inovações não param. Para continuar inserido no mercado pet, o iFood busca constantemente aprimorar sua plataforma com novas funcionalidades impulsionadas por IA, que inclui melhorias no processo de compra e na oferta de produtos.
iFood no mercado pet quer suprir lacuna de digitalização
Um dos maiores desafios do iFood no mercado pet, segundo Massari, é auxiliar pequenos e médios empresários na digitalização de seus negócios, transformando a plataforma em um novo canal de vendas. “A ideia é dar escala para esses negócios, viabilizando uma maior diversidade na oferta de produtos e também de nichos atendidos, de forma a não restringir o atendimento a cães e gatos”, avalia.
O processo de cadastro para lojistas no iFood é simples e rápido. Os interessados podem acessar aqui. Depois, a equipe de integração da empresa entra em contato, fornecendo o suporte necessário em relação aos sistemas e às ferramentas essenciais para iniciar a jornada no aplicativo.
Concorrência e diferenciais
No competitivo mercado de e-commerce, o iFood se destaca pela conveniência e entrega. “Um dos nossos diferenciais está na entrega rápida. Três a cada 10 entregas já são realizadas nessa modalidade”, diz Massari. Sobre possíveis expansões no mercado pet, o executivo reiterou que está atento ao comportamento dos consumidores e que não descarta novas oportunidades, desde que estejam alinhadas ao ecossistema da empresa.