ApexBrasil facilita acesso do mercado pet à Interzoo 2026
Empresas terão subsídio para aquisição de estande na maior feira global do setor


O mercado pet ganha um incentivo extra para obter fontes de receita no Exterior e iniciar ou ampliar as exportações. A ApexBrasil abriu oficialmente nesta quinta-feira, dia 14, o credenciamento para indústrias participarem da Interzoo 2026 – a maior feira global do setor.
A agência esteve, inclusive, na Pet South America para anunciar essa novidade, com direito a rodadas de apresentações no estande para detalhar seus programas de acesso ao mercado externo. O evento no Distrito Anhembi (São Paulo-SP) começou em 13 de agosto (quarta-feira) e se estenderá até esta sexta-feira, dia 15, com o Panorama PetVet como mídia parceira pelo quarto ano consecutivo.
Voltada especialmente à categoria de rações e suprimentos para animais de estimação, a Interzoo acontecerá em Nuremberg (Alemanha) no período de 12 a 15 de maio do próximo ano. Congregará 2.150 expositores e projeta atrair 40 mil profissionais de mais de 140 países. E o Brasil terá lugar cativo na feira, com direito a valores especiais para indústrias interessadas.
A ApexBrasil garantirá um subsídio de até 90% dos custos de participação na feira, por meio de parceria com a Messe Düsseldorf e também com apoio da consultoria Commpazz. Na prática, cada expositor brasileiro arcará com apenas 363 euros (R$ 2.290) para ocupar um estande de 12 m² e divulgar suas atrações. “Nossa perspectiva é ter 50 representantes do setor nessa missão”, revela a coordenadora de agronegócio da agência, Paula Caminha Soares. Os pedidos de credenciamento podem ser feitos por meio deste link.
Mercado pet tem curadoria integral para acesso ao mercado externo
A participação facilitada de empresas do mercado pet na Interzoo é parte do +Feiras. Além de assegurar apoio à estrutura básica de estandes, a ApexBrasil oferece suporte antes e durante os eventos e prepara as empresas com estudos de mercado e webinars, aumentando a chance de interações qualificadas com compradores e parceiros.
No universo pet, essa estratégia encontra um terreno fértil. O Projeto Setorial Pet Brasil, desenvolvido em parceria com o Instituto Pet Brasil, orienta empresas de todos os portes – das iniciantes às já internacionalizadas – e as conecta a ações de promoção comercial e capacitação para exportar com segurança e escala. “Trata-se de uma plataforma contínua de qualificação, calendário de negócios e posicionamento setorial que encurta o caminho entre o produto brasileiro e as gôndolas internacionais”, reforça Paula.
Essas iniciativas somam-se ao Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que já apoiou 30 mil empresas desde sua criação, há 21 anos. Deste total, 20 mil são de micro e pequeno porte. O primeiro passo consiste na elaboração de um diagnóstico que avalia o nível de maturidade das indústrias. “Na sequência mapeamos os mercados com menos restrições e regulamentações, além de prospectar distribuidores para representá-las localmente. Se as empresas cumprirem seu dever de casa, em três meses passam a contar com um plano de exportação”, complementa.
Exportações no mercado pet crescem em velocidade máxima
As exportações no mercado pet crescem em velocidade máxima e pela primeira vez ultrapassaram a marca de meio bilhão de dólares no ano passado. O volume atingiu US$ 580,6 milhões (R$ 3,2 bi). O setor representa 0,92% do fluxo de comércio exterior do Brasil.
O aumento foi de 41% em relação a 2023, ano em que o segmento apresentou uma retração na comparação com o ano anterior. No acumulado desde 2020, a alta é de impressionantes 87%. Para 2025, as perspectivas giram em torno de US$ 650 milhões (R$ 3,6 bi).

O Brasil conta hoje com cerca de 300 empresas exportadoras, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os principais importadores dos produtos brasileiros são Uruguai, Emirados Árabes, Bolívia, Chile, Arábia Saudita e Filipinas.
Rações e petiscos representaram 86% das exportações no mercado pet, somando quase US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões). Em seguida, vêm os produtos de pet care, com US$ 67,6 milhões (R$ 383 milhões e 12%) exportados. Ingredientes, produtos veterinários e animais vivos totalizaram 2%.